domingo, 17 de janeiro de 2010

TURMA DA TARDE- 9ª SEMANA

EXPLORAÇÃO VILA MARIA ZÉLIA.

Nesta mesma semana, começamos a discutir sobre: "O Mundo do Trabalho". Pra não ficarmos atrasados em nosso planejamento e pelo fato de ter acontecido a Visita à Fábrica pela Turma da Manhã, decidimos começar a discutir sobre o assunto. Interroguei os jovens perguntando: "O que é trabalho para você?" E, logo eles foram escrevendo e colando no nosso mapa do trabalho:


Algumas frases...

"É UMA FORMA DE SUSTENTO."

"OPORTUNIDADE DE SER ALGUÉM NA VIDA."


"TRABALHO É TODA AQUELA TAREFA FORNECIDA E FEITA CORRETAMENTE."
"UM DIREITO DE TODOS (AS)".

"É UMA PORTA DE ORTUNIDADES PARA A CONQUISTA DE MUITOS SONHOS E TAMBÉM A INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA."


"TRABALHO É A EXECUÇÃO DE QUALQUER SERVIÇO, VEZES POR DINHEIRO, VEZES NÃO."

Após as opiniões expostas dos jovens realizei algumas provocações referente as ideias expressadas por eles, foi um momento muito legal pois conseguimos obter algumas informações que correspondem - felizmente ou infelizmente - ao momento em que vivemos como: um mundo cada vez mais competitivo, obtenção de riqueza por meio do trabalho, enfim, algumas noções sobre o que é trabalho na cabeça dos jovens. Depois desta discussão, assistimos o vídeo-documentário: "UM DIA SIM, UM DIA NÃO".

Após o término do documentário, discutimos sobre as "condições de trabalho" em que nós todos (as) estamos sujeitos a viver e também como são tratadas as pessoas que utilizam da RUA para a sua própria sobrevivência e de sustento.

Passamos também o vídeo: "Os 12 Trabalhos", brasileiro que discute a situação dos Motoboys na Cidade de São Paulo e retrata a vida de um jovem morador da periferia que acaba de sair da antiga FEBEM. Os jovens gostaram e muito do filme, fizeram algumas interrogações e discutiram qual o motivo por sermos muitas vezes escravizados e torturados com base do que realizamos em nossos trabalhos, sejam eles formais ou informais.

Na quarta feira, realizamos uma atividade fora da Organização onde os jovens foram filmar e pesquisar sobre o que os (as) moradores (as) de Guaianases acham do "Mundo do Trabalho" e quais as "OPORTUNIDADES" que existem para os jovens no bairro? Os vídeos foram feitos com câmeras fotográficas e também com uma filmadora.

E, pra finalizar a semana, realizamos uma exploração que chamou muito a atenção dos (as) jovens por ser um local pouco conhecido. Nós fomos na Vila Maria Zélia, situada no Bairro do Belenzinho, Zona Leste da cidade de São Paulo.

Conhecida como a 1ª Vila Operária do Brasil, achamos importantíssimo explorarmos este local por conta da discussão que estamos realizando e principalmente por ser um espaço: público e privado ao mesmo tempo.


JOVENS EXPLORANDO A VILA MARIA ZÉLIA.

E assim foi mais uma semana de Jovens Urbanos, cheia de novidades, descobertas e novas discussões.

Mais Informações sobre a Vila Maria Zélia entrem em contato pelo site:
http://www.vilamariazelia.com.br/index.htm


Vander Clementino Guedes.
Educador da Tarde.
Programa Jovens Urbanos 5ª EDIÇÃO.

Um comentário:

jovensurbanosipj disse...

È isso ai galera!
Força na caminhada!

Vandei
IPJ