sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

12ª SEMANA (12, 13 E 14/2010) TURMA DA TARDE.

PRIMEIRA SEMANA APÓS AS FÉRIAS...

FELIZ 2010!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Olá galera,

Depois de três semanas descansando e repensando sobre o ano que passou, voltamos com os jovens com a corda toda. Isso mesmo, eu tive uma grande resposta após o recesso do final de ano. A maioria dos jovens voltaram no dia 12/01. Acredito que neste momento é sempre uma preocupação, tanto para os coordenadores (as) quanto para nós educadores (as).

Mas, vamos ao que interessa.

Começamos o ano de 2010 retomando um pouco junto com @s jovens, todo o processo formativo do período de Adesão do Programa. Realizamos uma atividade que denominamos de "AVALIAÇÃO SABOROSA" com as seguintes palavras: DOCE, AMARGO e ?. Em seguida, colocamos um cartaz no chão onde os jovens foram colocando seus sentimentos referente ao início do Programa: as mudanças, preocupações, reflexões
.

Mais fotos no PICASA WEB.

Após a avaliação, perguntamos aos jovens: O QUE É SER URBANO? Com esta pergunta, demos início a uma discussão bem divertida: " Há, urbano é onde tem ruas, pessoas, comércio, é isso" Wellington da Silva; "Urbano me faz lembrar sobre: transporte, poluição, ruas, avenidas, fluxo grande de pessoas...". Utilizamos também duas músicas que retratam a questão: PREMÊ - SÃO PAULO, SÃO PAULO e também do LEGIÃO URBANA - METRÓPOLE.

Na mesma semana, realizamos uma atividade do pé, onde os jovens escreveram quais os locais por onde eles constumavam andar, por toda a cidade. E, para ajudar nesta discussão utilizamos um poema do Educador Vandeí do IPJ: "CADA PÉ UMA SENTENÇA" . No início da semana, pedi para os jovens que trouxessem, na quarta feira, algum símbolo que o representasse eles e elas como "JOVENS".

Ai, os jovens explicaram seus objetos e no final do dia disse aos jovens onde iríamos fazer nossa exploração.
Por fim, nossa Exploração foi para o Cinema do ESPAÇO UNIBANCO. Assistimos ao filme: LULA, Filho do Brasil. Os jovens gostaram e muito do filme e principalmente do cinema. E assim foi o início do ano, cheio de atividades e de saudades.

Vander Clementino Guedes.
Educador da Tarde.
PJU-Plugados na Educação.

Um comentário:

Edson Martins disse...

E aí, plugados???

Estava passeando por aqui e admirando o trabalho de vocês...
Muito interessante o depoimento "as coisas mais legais e mais chatas acontecem na roda de conversa"...que bom...isso quer dizer que este é um momento forte do grupo e que mexe com as pessoas...que continue assim.
E quanto à circulação na cidade...o que contam?

Aquele abraço,

Edson