Mergulhamos de cabeça no Mundo do Trabalho. A Plugados foi a primeira ONG a visitar um chão de fábrica, no caso, a MWM International, produtora de motores com sede no bairro de Interlagos.
Fomos muito bem recebidos pela equipe de voluntários do Formare, que falou um pouco do projeto e nos apresentou a turma que está se formando agora.
Depois, fizemos um “tur” pela fábrica, tentando entender o processo de produção de motores de carro, caminhão e motos. A maior parte das perguntas dos jovens se referia a esse processo(como é, de onde vem, quanto custa?). Tomamos café e almoçamos junto com os operários.
Na conversa que fizemos no dia seguinte, algumas falas nos pareceram importantes: “Lá é muito limpo”, disse Eduardo; “Tem horário pra tudo, tudo tem regras”, disse Douglas; “Gostei do trabalho com as pessoas especiais”, comentou Viviane. Alguns educandos se interessaram pelo curso do Formare. Enfim, acredito que a experiência foi muito válida.
Mantivemos a discussão do tema usando alguns elementos ao longo da semana, como a música “Rodo Cotidiano”, do Rappa e o vídeo “Dia sim, dia não” (disponível no Youtube). Também estudamos a representação do tema do trabalho nas artes plásticas(Portinari e Tarsila) e na Fotografia de Sebastião Salgado.
A semana se encerrou com produções de vídeos cujo roteiro foi decidido por todos e o tema era: " OTrabalho em Guaianases".
??????
Um comentário:
Muito bacana o trabalho de vocês até aqui! Parabéns!!!
Postar um comentário