domingo, 17 de janeiro de 2010

TURMA DA MANHÃ - 9ª SEMANA

EXPLORAÇÃO VILA MARIA ZÉLIA.

A nona semana manteve a temática do Trabalho. Fizemos uma atividade chamada “De onde vem as coisas?”, na qual em duplas, os educandos deveriam fazer o caminho de algum produto.


Depois, assistimos ao vídeo “A História das coisas”, e fizemos a reflexão: “O que vocês deixaram de colocar no caminho e que aparece no vídeo?”. Mataram a charada: os trabalhadores, a grana, a reciclagem...esse momento foi proveitoso. Na quarta-feira com o filme “Os 12 trabalhos”, de Ricardo Elias.


Na quinta-feira, fechamos o tema com uma visita à Vila Maria Zélia, uma ex-vila operária originada nos anos 20. Fizemos, portanto, um caminho ao contrário: do presente ao passado, do hoje para o ontem.


Essa foi uma semana importante para definição de algumas questões. Como venho dizendo, temos feito um grande esforço no sentido de integrar o grupo e envolver todos nas atividades. Mas temos encontrado profunda dificuldade com três jovens. Eles não realizam nenhuma das propostas, ou fazem apenas para constar; não param para ouvir ou opinar nos momentos de roda; e um deles tem atrapalhado a relação com o espaço (paróquia) porque anda pichando as paredes.


Na última quinta, aconteceu o auge: um dos meninos desligou o disjuntor enquanto víamos o filme, em uma forma de “protesto” por ter a atenção chamada por conversar durante a exibição do longa. Nossa equipe está conversando para decidir quais serão os próximos passos em relação a isso.



Raimundo Justino

Educador da Manhã.

Programa Jovens Urbanos.

Nenhum comentário: