sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

12ª SEMANA (12, 13 E 14/2010) TURMA DA TARDE.

PRIMEIRA SEMANA APÓS AS FÉRIAS...

FELIZ 2010!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Olá galera,

Depois de três semanas descansando e repensando sobre o ano que passou, voltamos com os jovens com a corda toda. Isso mesmo, eu tive uma grande resposta após o recesso do final de ano. A maioria dos jovens voltaram no dia 12/01. Acredito que neste momento é sempre uma preocupação, tanto para os coordenadores (as) quanto para nós educadores (as).

Mas, vamos ao que interessa.

Começamos o ano de 2010 retomando um pouco junto com @s jovens, todo o processo formativo do período de Adesão do Programa. Realizamos uma atividade que denominamos de "AVALIAÇÃO SABOROSA" com as seguintes palavras: DOCE, AMARGO e ?. Em seguida, colocamos um cartaz no chão onde os jovens foram colocando seus sentimentos referente ao início do Programa: as mudanças, preocupações, reflexões
.

Mais fotos no PICASA WEB.

Após a avaliação, perguntamos aos jovens: O QUE É SER URBANO? Com esta pergunta, demos início a uma discussão bem divertida: " Há, urbano é onde tem ruas, pessoas, comércio, é isso" Wellington da Silva; "Urbano me faz lembrar sobre: transporte, poluição, ruas, avenidas, fluxo grande de pessoas...". Utilizamos também duas músicas que retratam a questão: PREMÊ - SÃO PAULO, SÃO PAULO e também do LEGIÃO URBANA - METRÓPOLE.

Na mesma semana, realizamos uma atividade do pé, onde os jovens escreveram quais os locais por onde eles constumavam andar, por toda a cidade. E, para ajudar nesta discussão utilizamos um poema do Educador Vandeí do IPJ: "CADA PÉ UMA SENTENÇA" . No início da semana, pedi para os jovens que trouxessem, na quarta feira, algum símbolo que o representasse eles e elas como "JOVENS".

Ai, os jovens explicaram seus objetos e no final do dia disse aos jovens onde iríamos fazer nossa exploração.
Por fim, nossa Exploração foi para o Cinema do ESPAÇO UNIBANCO. Assistimos ao filme: LULA, Filho do Brasil. Os jovens gostaram e muito do filme e principalmente do cinema. E assim foi o início do ano, cheio de atividades e de saudades.

Vander Clementino Guedes.
Educador da Tarde.
PJU-Plugados na Educação.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

12ª SEMANA - Turma da Manhã - De volta

MONALISA, MAIS CONHECIDO COMO PAULO DA PLUGADOS

Voltamos e nos arrumamos. O espaço da paróquia foi reorganizado, atualizamos o blog, e redividimos as tarefas de conservação do espaço.

Avaliamos o período anterior através de três conceitos: doce, amargo e ?. O ponto forte do período de adesão foram as explorações ao Banespão e ao Parque Ecológico do Tietê.

Uma frase de Shirley: “Os momentos mais legais aconteceram aqui na roda de conversa e os mais chatos também”.

Retomamos as atividades na Plugados estimulando uma discussão sobre “ Juventude Urbana”.

Primeiro, usamos a letra de Premê para discutir visões da cidade. Em seguida, pedimos para que eles desenhassem seus pés e dentro deles, os locais por onde circulam. Essa foi uma primeira dica de uma realidade muito presente na vida da maioria dos jovens: eles saem pouco de seu pedaço, quase nunca exploraram outras regiões da cidade.

Quando focamos a discussão em Juventude, fizemos algumas perguntas provocativas como: “Ser jovem é ser relaxado. Os jovens de hoje não tem sonhos coletivos e só pensam no próprio umbigo”. O debate pegou fogo. O posicionamento de alguns jovens foi de assimilação ao que eu coloquei, mas o de outros foi de revolta e de crítica: “Os jovens não são diferentes do resto da sociedade. O problema é que tudo de ruim de acontece é culpa nossa”.

Para dar um up nessa situação, fomos assistir à “Lula, o filho do Brasil”, no Espaço Unibanco, com direito à pipoca e refri...

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

TURMA DA TARDE - 11ª SEMANA.

EXPOSIÇÃO PJU E CONFRATERNIZAÇÃO PQ. ECOLÓGICO DO TIETÊ.

Olá galera!!!!!!!!!!

Depois de um intenso e maravilhoso trabalho desenvolvido no Período de Adesão do Programa Jovens Urbanos juntamente com os jovens, chegamos ao final do ano com muitas coisas que foram desenvolvidas e produzidas juntamente com os jovens e outras coisas que não conseguimos fazer que estavam no nosso "Planejamento".

De qualquer forma, acredito que alcançamos boa parte de nossos objetivos e que tivemos uma boa adesão dos jovens as propostas que foram desenvolvidas durante este período.


A semana com os jovens foi bem corriqueira; assim, como todo o período que foi cansativo porém muito gostoso. Como realizamos muitas explorações neste período e as que tiveram maior repercussão foram: OS GEMEOS - VERTIGEM e no MASP (RODIN E "DE DENTRO PRA FORA, DE FORA PRA DENTRO-GRAFFITE) que envolvia de certa maneira o território das Artes, os jovens juntos com os educadores resolvemos desenvolver a nossa Própria "EXPOSIÇÃO".


CARTAZ DA EXPOSIÇÃO PJU. MAIS FOTOS ACESSEM NO PICASA WEB.

Como já tínhamos desenvolvido uma atividade de Instalação, aproveitamos o gancho para provocar os jovens a criarem sua própria Exposição, utilizando materiais e objetos que dialogasse com tudo/ou parte do todo, que já vivemos no PJU.

Acreditamos que todo planejamento é um risco que corremos se vai ou não dar certo, com certeza, depende e muito o trabalho que desenvolvemos com os jovens mediante as circunstâncias e as dificuldades que vão surgindo durante o processo de ensino-aprendizagem, sendo assim, em nossa avaliação achamos que poderíamos ter trabalhado um pouco mais sobre a noção
do que é: "REALIZAR UMA EXPOSIÇÃO", e quais ferramentas podemos utilizar para realizar tais atividades. Mesmo assim achamos positiva a participação e o envolvimento dos jovens na preparação e elaboração das apresentações.

Na quinta feira, último dia de PJU, resolvemos juntar as duas turmas e realizar um dia de CONFRATERNIZAÇÃO.


Como o ano foi bem corrido, Gracias a Dios, a nossa visita ao Parque Ecológico do Tietê, situado na Zona Leste da Cidade de São Paulo, à beira da Rodovia Ayrton Senna - Antiga Rodovia dos Trabalhadores - foi mais do que merecida. Ambas as turmas gostaram e muito do espaço que é público e tinha até piscina, rsrsrs... Mas, o que foi bem interessante é que todas as organizações também foram para o mesmo espaço, isso possibilitou o contato de todos JOVENS URBANOS no Parque.


Foi um dia com muito sol e calor, todos se divertiram e puderam conhecer um parque que, na medida do possível é perto e de graça.

E assim foi nosso fechamento do ano de 2009. Desejamos a todos (as) um belo fim de ano e um maravilhoso começo de 2010 que, com certeza, promete muita coisa boa!!!!!!!!!!!

"FIM DE SEMANA NO PARQUE TODOS QUEREM DIVERSÃO..."
NÃO FOI BEM NO FIM DE SEMANA, MAS O QUE VALE É A INTENÇÃO.


Vander Clementino Guedes.
Educador da Turma da Tarde.
Programa Jovens Urbanos

TURMA DA MANHÃ - 11ª SEMANA.

MASP-EXPOSIÇÃO E CONFRATERNIZAÇÃO PQ. ECOLÓGICO DO TIETÊ.

A semana não começou bem para nossa turma. A exploração no MASP foi extremamente prejudicada

pela chuva que assolou a cidade. Apenas sete jovens compareceram. Na quarta-feira, iniciamos a construção de nossa semana final. A proposta foi fazer uma exposição inspirada em alguns dos temas que trabalhamos ao longo desses dois meses.


ALISSON- NASCE UMA NOVA ESTRELA...RSRSRS.


Do nosso ponto de vista, mediante o cansaço natural de fim de ano (nosso e dos jovens) e do pouco tempo de preparação, os resultados foram bons. Avaliamos, no entanto, que de uma próxima vez devemos intensificar a discussão entre nós sobre o conceito proposto - no caso, “Exposição” - oferecer mais alternativas de materiais para eles.


Finalizo o ano desejando muita força pra todos nós em 2010 e uma grande virada!!!!!!!!!!!!!!
Beijo!
Raimundo
DOUGLAS-DOUG.
GRAFFITE ATÉ NA VEIA.

TURMAS MANHÃ E TARDE. 10ª SEMANA

MONTAGEM DOS VÍDEOS SOBRE: MUNDO DO TRABALHO.

Nesta 10ª e penúltima semana do Programa Jovens Urbanos realizamos uma atividade que contemplou as duas turmas.

Como já entramos no território do "MUNDO DO TRABALHO" junto com os jovens utilizando algumas referências como: filmes (Os 12 Trabalhos, Dia SIM Dia NÃO), textos , atividades , letras de músicas: (RODO COTIDIANO - O RAPPA) e explorações (Vila Maria Zélia, Fábrica MWM), realizamos uma atividade diferente nesta semana, ao invés de realizarmos mais uma exploração pela Cidade em si, os (as) jovens foram convidados (as) a fazerem uma atividade fora da Organização.

A proposta era que os (as) Jovens Urbanos fossem para as ruas do Bairro do Lajeado/Guaianases e realizassem uma "Pesquisa de Campo". Isto mesmo, uma Pesquisa sobre o Mundo do Trabalho na região do Lajeado/Guaianases. E para ficar como registro esta atividade, os jovens levaram as câmeras e realizaram algumas filmagens com depoimentos dos comerciantes da região e também com alguns moradores.

Infelizmente, não foi possível ainda editar todo o material dos jovens, mesmo porque os grupos se responsabilizaram em fazer este trabalho para nos entregar. De qualquer forma, o que mais chamou a atenção foi a disponibilidade e vontade dos jovens em realizar a atividade. As duas turmas conseguiram; mediante as dificuldades de conduzir os equipamentos, realizar um trabalho bem interessante e diferente.

Nesta mesma semana, os jovens começaram a produzir algumas coisas para o Fechamento do Ano de 2009. Ambas turmas montaram suas: "EXPOSIÇÕES" com os materiais já produzidos para apresentar para os pais, parentes, amigos (as) um pouco sobre o que é ser JOVENS URBANOS.

Raimundo Justino-Educador Manhã.
Vander Clementino Guedes-Educador Tarde.
Programa Jovens Urbanos 5ª Edição.

domingo, 17 de janeiro de 2010

TURMA DA TARDE- 9ª SEMANA

EXPLORAÇÃO VILA MARIA ZÉLIA.

Nesta mesma semana, começamos a discutir sobre: "O Mundo do Trabalho". Pra não ficarmos atrasados em nosso planejamento e pelo fato de ter acontecido a Visita à Fábrica pela Turma da Manhã, decidimos começar a discutir sobre o assunto. Interroguei os jovens perguntando: "O que é trabalho para você?" E, logo eles foram escrevendo e colando no nosso mapa do trabalho:


Algumas frases...

"É UMA FORMA DE SUSTENTO."

"OPORTUNIDADE DE SER ALGUÉM NA VIDA."


"TRABALHO É TODA AQUELA TAREFA FORNECIDA E FEITA CORRETAMENTE."
"UM DIREITO DE TODOS (AS)".

"É UMA PORTA DE ORTUNIDADES PARA A CONQUISTA DE MUITOS SONHOS E TAMBÉM A INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA."


"TRABALHO É A EXECUÇÃO DE QUALQUER SERVIÇO, VEZES POR DINHEIRO, VEZES NÃO."

Após as opiniões expostas dos jovens realizei algumas provocações referente as ideias expressadas por eles, foi um momento muito legal pois conseguimos obter algumas informações que correspondem - felizmente ou infelizmente - ao momento em que vivemos como: um mundo cada vez mais competitivo, obtenção de riqueza por meio do trabalho, enfim, algumas noções sobre o que é trabalho na cabeça dos jovens. Depois desta discussão, assistimos o vídeo-documentário: "UM DIA SIM, UM DIA NÃO".

Após o término do documentário, discutimos sobre as "condições de trabalho" em que nós todos (as) estamos sujeitos a viver e também como são tratadas as pessoas que utilizam da RUA para a sua própria sobrevivência e de sustento.

Passamos também o vídeo: "Os 12 Trabalhos", brasileiro que discute a situação dos Motoboys na Cidade de São Paulo e retrata a vida de um jovem morador da periferia que acaba de sair da antiga FEBEM. Os jovens gostaram e muito do filme, fizeram algumas interrogações e discutiram qual o motivo por sermos muitas vezes escravizados e torturados com base do que realizamos em nossos trabalhos, sejam eles formais ou informais.

Na quarta feira, realizamos uma atividade fora da Organização onde os jovens foram filmar e pesquisar sobre o que os (as) moradores (as) de Guaianases acham do "Mundo do Trabalho" e quais as "OPORTUNIDADES" que existem para os jovens no bairro? Os vídeos foram feitos com câmeras fotográficas e também com uma filmadora.

E, pra finalizar a semana, realizamos uma exploração que chamou muito a atenção dos (as) jovens por ser um local pouco conhecido. Nós fomos na Vila Maria Zélia, situada no Bairro do Belenzinho, Zona Leste da cidade de São Paulo.

Conhecida como a 1ª Vila Operária do Brasil, achamos importantíssimo explorarmos este local por conta da discussão que estamos realizando e principalmente por ser um espaço: público e privado ao mesmo tempo.


JOVENS EXPLORANDO A VILA MARIA ZÉLIA.

E assim foi mais uma semana de Jovens Urbanos, cheia de novidades, descobertas e novas discussões.

Mais Informações sobre a Vila Maria Zélia entrem em contato pelo site:
http://www.vilamariazelia.com.br/index.htm


Vander Clementino Guedes.
Educador da Tarde.
Programa Jovens Urbanos 5ª EDIÇÃO.

TURMA DA MANHÃ - 9ª SEMANA

EXPLORAÇÃO VILA MARIA ZÉLIA.

A nona semana manteve a temática do Trabalho. Fizemos uma atividade chamada “De onde vem as coisas?”, na qual em duplas, os educandos deveriam fazer o caminho de algum produto.


Depois, assistimos ao vídeo “A História das coisas”, e fizemos a reflexão: “O que vocês deixaram de colocar no caminho e que aparece no vídeo?”. Mataram a charada: os trabalhadores, a grana, a reciclagem...esse momento foi proveitoso. Na quarta-feira com o filme “Os 12 trabalhos”, de Ricardo Elias.


Na quinta-feira, fechamos o tema com uma visita à Vila Maria Zélia, uma ex-vila operária originada nos anos 20. Fizemos, portanto, um caminho ao contrário: do presente ao passado, do hoje para o ontem.


Essa foi uma semana importante para definição de algumas questões. Como venho dizendo, temos feito um grande esforço no sentido de integrar o grupo e envolver todos nas atividades. Mas temos encontrado profunda dificuldade com três jovens. Eles não realizam nenhuma das propostas, ou fazem apenas para constar; não param para ouvir ou opinar nos momentos de roda; e um deles tem atrapalhado a relação com o espaço (paróquia) porque anda pichando as paredes.


Na última quinta, aconteceu o auge: um dos meninos desligou o disjuntor enquanto víamos o filme, em uma forma de “protesto” por ter a atenção chamada por conversar durante a exibição do longa. Nossa equipe está conversando para decidir quais serão os próximos passos em relação a isso.



Raimundo Justino

Educador da Manhã.

Programa Jovens Urbanos.

TURMA DA TARDE - 8ª SEMANA

INSTALAÇÕES DOS JOVENS URBANOS.

Pois é galera, depois de muitas explorações realizadas, tanto no bairro quanto no centro da cidade percorrendo intensamente pelos territórios das: ARTES, LETRAS E MUNDO DO TRABALHO conseguimos ver o quanto foi importante este caminho para os jovens do Programa para sentirem um pouco sobre o que é ser JOVEM URBANO.

Como a ARTE é um território muito complexo, devido as suas vertentes e diversas formas de expressão, achamos algumas ferramentas que nos ajudou a trabalhar um pouco mais o lado lúdico sobre o pensamento que os jovens tem e dominam sobre este tema e também como apresentar isso à outras pessoas.

Sendo assim, elaboramos uma atividade que foi produtiva e também nos fez observar o quanto podemos abusar da criatividade e pensamento que os jovens buscam demonstrar. em alguns espaços mas não conseguem por diversos fatores. Realizamos uma atividade batizada de INSTALAÇÃO.

Formamos 4 grupos onde cada um iria pesquisar sobre algum artista, músico, ator, atriz, efim, alguma pessoa que eles gostariam de apresentar um pouco além daquilo que eles faziam/fazem.

Os artistas escolhidos foram:
CAZUZA, CÁSSIA ELLER, BOB MARLEY E A CANTORA MAÍSA. Cada grupo montou a sua instalação utilizando revistar, pedras, telefones, vários materiais que ganharam novos sentidos nas explicações dos jovens. Sobre o CAZUZA o grupo até gravou um vídeo contando um pouco sobre sua tragetória tanto artística quando pela luta contra o vírus HIV.

Mais fotos, acessem nosso PICASA WEB.

Esta foi uma semana bem bacana, os jovens conseguiram realizar as atividades relembrando dasa Explorações anteriores: OS GEMEOS & MASP, que ambasa tiveram como óculos: Como produzimos Instalações? Que tipos de materiais podemos utilizar para fazer nossa Exposição? E assim foi, uma semana com muita criação e produção.



VÍDEO PRODUZIDO PELO JOVEM
WARLEY DO GRUPO DO CAZUZA.


Vander Clementino Guedes.

Educador da Turma da Tarde.
Programa Jovens Urbanos.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

TURMA DA MANHÃ - 8ª SEMANA

VISITA À FÁBRICA MWM.

Mergulhamos de cabeça no Mundo do Trabalho. A Plugados foi a primeira ONG a visitar um chão de fábrica, no caso, a MWM International, produtora de motores com sede no bairro de Interlagos.

Fomos muito bem recebidos pela equipe de voluntários do Formare, que falou um pouco do projeto e nos apresentou a turma que está se formando agora.


Depois, fizemos um “tur” pela fábrica, tentando entender o processo de produção de motores de carro, caminhão e motos. A maior parte das perguntas dos jovens se referia a esse processo(como é, de onde vem, quanto custa?). Tomamos café e almoçamos junto com os operários.


Na conversa que fizemos no dia seguinte, algumas falas nos pareceram importantes: “Lá é muito limpo”, disse Eduardo; “Tem horário pra tudo, tudo tem regras”, disse Douglas; “Gostei do trabalho com as pessoas especiais”, comentou Viviane. Alguns educandos se interessaram pelo curso do Formare. Enfim, acredito que a experiência foi muito válida.


Mantivemos a discussão do tema usando alguns elementos ao longo da semana, como a música “Rodo Cotidiano”, do Rappa e o vídeo “Dia sim, dia não” (disponível no Youtube). Também estudamos a representação do tema do trabalho nas artes plásticas(Portinari e Tarsila) e na Fotografia de Sebastião Salgado.


A semana se encerrou com produções de vídeos cujo roteiro foi decidido por todos e o tema era: " OTrabalho em Guaianases".


??????


TURMA DA PLUGADOS NA VISITA À MWM.

TURMA DA TARDE - 7ª SEMANA.

AUTO-RETRATO E VISITA TÉCNICA/PAULA DO CENPEC.

Nesta semana realizamos à atividade do Auto-Retrato, porém de forma diferente. Usamos como referencia algumas obras da artistica plástica Frida Kahlo para aguçar nos jovens curiosidade da história da artísta e como ela produziu maravilhosas obras para se expressar e demonstrar seus sentimentos superando os limites.

Nesta atividade, muitos jovens expressaram suas angústias, medos, prazeres através de riscos e ideias que iam brotando no momento, alguns até relataram por "completo" suas intimidades como: a perda de uma pessoa querida pelo crime, as rigas decorrentes na família, o pai que bebe e agride a família, os filhos e até a si mesmo... Enfim, conseguimos despertar algo que jamais imagina em acontecer naquele momento. Mas foi muito interessante.

Na mesma semana, aconteceu a Primeira Visita Técnica do CENPEC nos Jovens Urbanos, que foi acompanhada pela Paula junto com os jovens. Foi bem legal, apesar da turma ser bem quieta, surgiram algumas dúvidas do tipo: "O porque de escrever um projeto no final do programa?" Adriana, ou: "Porque a bolsa não aumenta?" Danilo, enfim, algumas das quais já imaginávamos que viriam e que depois conversamos. Esta foi uma semana um pouco tumultuada por causa da visita, mas ocorreu tudo bem.

AUTOS-RETRATOS.

A PAULA DO CENPEC SE ENTURMANDO COM OS JOVENS.

CRIAÇÃO EM GRUPO.