quinta-feira, 27 de maio de 2010

Semanas PJU - Tarde. 11-12 e 13 de Maio de 2010.

Olá galera!

Após um trabalho bem complicado que foi desenvolvido com os/as jovens referente aos Direitos Humanos, que proporcionou grandes discussões no grupo, tiramos a conclusão que foi necessária e de extrema importância para os jovens, o motivo é o mesmo: "NÃO QUEREMOS QUE OS NOSSOS DIREITOS SEJAM DESRESPEITADOS, PRECISAMOS AGIR E CONSTRUIR NOVAS FORMAS DE CONVIVÊNCIA...".

No início da semana, escolhi um filme para passar para os/as jovens referente a um outro tipo de Ditadura que aconteceu em outro país e que, de certa forma chocou o mundo inteiro. O Filme: O Menino de Pijama Listrado.
Segue um breve resumo do filme:

"Durante a Segunda Guerra Mundial, uma família alemã se muda de Berlim para Auschwitz, quando o patriarca é ordenado a trabalhar em um campo de concentração. Assim, Bruno, um garoto de 8 anos e filho do oficial, começa uma linda amizade com um menino judeu da mesma idade. O filme mostra o modo como o preconceito, o ódio e a violência afetam pessoas inocentes, especialmente as crianças.
"
(TRAILLER DO FILME)

O mais interessante foi que alguns jovens já tinham assistido o filme, alguns não conseguiram assistir até o final por diversos motivos, mas mesmo assim conseguimos cumprir o combinado de assistir e trocar algumas ideias referente a Ditadura do Governo Nazista Alemão. Os jovens falaram muitas coisas como a questão da amizade das crianças: Brunno (alemão) e Shmuel (judeu) ter sido maior do que as diferenças, o preconceito, a violência contra o Ser Humano, e etc...

E em cima deste fato, colocamos nossas reflexões para os dias atuais e fiz algumas perguntas para o grupo, tais como: Sofremos algum preconceito? Respeitamos a diferença de opinião de outras pessoas? Aceitamos as diferenças religiosas sem fazer piadas? Será que conseguiremos, algum dia, viver de forma mais igualitária, sem preconceito e com mais união entre as diferenças sociais, ideológicas, políticas e culturais?
Todas as respostas nos levavam a uma única observação: "Ainda vivemos em uma Ditadura, só que um pouco disfarçada, sem dar as caras a tapa!!!" Depois da discussão com o grupo, perguntei pra eles/as como podemos mudar esta situação que nos entristece em forma de Arte? Daí, os jovens montaram seus "escudos de proteção" contra todo o tipo de maldade que existe na sociedade, ambos foram feitos em dupla para relembrarmos o filme.
No dia seguinte, os jovens apresentaram seus escudos e mostraram como podemos fazer nossas denúncias, protestos, o nosso grito sem atingir fisicamente outra pessoa, apenas usando a Arte podemos e muito chamar a atenção das "Autoridades" e também da Sociedade Civil para cuidarmos da nossa Cidade, das pessoas e principalmente dos nossos DIREITOS!

Em seguida, realizei uma atividade de divisão do grupão para 4 subgrupos. Em seguida, pedi para que cada grupo realizasse uma pesquisa de uma pessoa que foi importante na História da Humanidade, tais pessoas para as pesquisas foram: MARTIN LUTHER KING, CHE GUEVARA, GANDHI E CHICO MENDES.
Cada grupo foi direcionado uma pessoa e ambos teriam que fazer um trabalho de pesquisa pra saber: Quem foi? O que fez? Qual era o sonho (objetivo de vida) desta pessoa? Lutou porque e pra quem?. Após a pesquisa pedi para os jovens começarem a montar uma Instalação pra próxima semana.

No mesmo dia, falei que a nossa próxima exploração seria em um local muito importante e especial para todos/as nós; o local foi escolhido não somente por nós, mas também por alguns jovens a muito tempo atrás, e este local escolhido foi o Memorial da América Latina, o óculos que os jovens usaram foi:

  • A NOSSA ARTE E CULTURA É VALORIZADA?
  • COMO O NOSSO PROJETO PODE FAZER COM QUE A NOSSA CULTURA NÃO SEJA ESQUECIDA, E SIM VALORIZADA?
E assim finalizamos a nossa semana, novamente com muitas coisas acontecendo no grupo sempre buscando algumas semelhanças entre o que estamos fazendo e dialogando com a realidade, da qual vivemos em nossa comunidade todos os dias.






Vander Clementino Guedes
Educador da Turma da Tarde.
Programa Jovens Urbanos.

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