quarta-feira, 5 de maio de 2010

Experiências que estão valendo a pena...

Olá meus companheiros/as de PJU's. Eu mesmo, Vander Clementino Guedes, mais conhecido como: CHE, venho através desta postagem no blog do PJU registrar as minhas emoções, angústias, alegrias e tristezas referente ao Programa e o trabalho desenvolvido com os/as jovens.

Como todos/as nós sabemos: "Nenhum ser humano é PERFEITO" e que: "Nós vivemos de erros e acertos". Isto acaba mostrando um pouco do que irei tentar descrever nestas "livres digitadas virtuais" as minhas sensações, como já descrito acima. Mesmo assim tentarei ser mais sussinto e objetivo.

Por muito tempo, eu acabei deixando muitas coisas que aconteceram em nossos encontros sem registro no blog, porém não acho que isso deva ser considerado como alguma coisas muito "ruim pro programa, pra mim mesmo, pro GRUPO do PJU", mesmo assim, tenho certeza absoluta que tudo que estamos vivendo não caberia descrever neste blog, pois são tantas emoções que aconteceram e estão acontecendo a todo momento que estou me surpreendendo com diversas coisas. Dentre elas estão:"APROPRIAÇÃO DO BLOG PELOS PRÓPRIOS JOVENS" que, não sei se alguns repararam, mas muitas das postagens da turma da tarde foram feitas pelos próprios jovens, com auxilio e acompanhamento do educador, no caso, de mim.

Isso me fez ver o quanto isso é importante e rico para eles/as observarem que a internet não é tão somente: Orkut, MSN, Twitter e outros sites de relacionamentos. Mas enfim, todo trabalho é árduo, difícil e complicado; mesmo por que, por incrível que pareça, o fato dos/as jovens estarem registrando suas atividades no blog e utilizando a INTERNET para isso me deixou uma questão: Será que eles/as nunca mexeram no blog??? Pra mim foi uma surpresa ao ver que muitos não mexiam por não acesso a ferramente: O COMPUTADOR. Mas isso foi o de menos, pois a responsabilidade também é nossa enquanto educador apresentar locais que possam ser utilizados mediante a um cadastro e a cédula de identidade, mas isso não vem ao acaso. Pra mim, o que é mais importante neste momento são as emoções e os medos que os/as jovens tem ao utilizarem o BLOG como outra ferramenta de registro, qu inclusive, ajuda ao grupo pra acompanhar atividades de outros grupos dentro do mesmo Programa.

Realizamos muitas atividades como: Encontro dos Jovens Urbanos do IPJ e Plugados na Educação, Explorações que marcaram muitas pessoas do grupo, atividades que provocaram certos "desconfortos" enfim, diversas coisas qua aconteceram e que, neste momento, acredito que ficaria sem nexo e sem entendimento se registrasse tudo aqui, sendo que já aconteceu a muito tempo. Toda experiência nos leva a um risco muito grande, uma grande probabilidade de dar certo oui de erramos, dos quais poderemos nunca mais consertar ou reverter a situação, mesmo assim nos arriscamos pra ver no que iria dar. Ainda bem que deu certo, na verdade quase!!!

Na última semana do programa (27, 28 e 29 de Abril), realizamos uma atividade da qual não esperávamos que iria dar certo, mesmo assim fizemos. Dividimos o grupo em 4 subgrupos, sendo que cada um iria fazer uma exploração "SEM OS EDUCADORES". Os locais escolhidos pela equipe: Eu, Raimundo e Keli, foi direcionado em cima das temáticas que trabalhamos dentro do programa; os locais escolhidos foram: ESTAÇÃO CIÊNCIAS - LAPA(TECNOLOGIA E CIÊNCIAS), CENTRO CULTURAL SÃO PAULO(ARTES), HOSPITAL DAS CLÍNICAS(SAÚDE) E CAMARA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO(POLÍTICAS PÚBLICAS). Cada grupo se dividiu e fizeram as pesquisa de como chegar, funcionamento, horários, se era privado ou público, enfim, montaram um roteiro pra esta atividade.

Os jovens marcaram de se encontrarem na Estação de Guaianases e irem para seus destinos com objetivo de explorarem estes locais, sem jamais terem ido e ainda sem o acompanhamento do educador, sendo assim, a maioria dos grupos realizaram a atividade, apenas um, o grupo que iria pro Hospital das Clínicas se desencontraram e não conseguiram ir pra exploração. Os outros grupo conseguiram realizar a atividade e resgistraram em papel mesmo, esta experiência de explorarem sozinho - sem o educador - e no coletivo - em grupo.

Logo mais colocarei, juntamente com os jovens seus registros desta exploração que pra alguns foram: "...A MELHOR QUE JÁ FIZ NA MINHA VIDA, MUITO LOUCO." WALEY.

Sendo assim, encerro a meu registro, que pode ser considerado como uma: Carta de desabafo ou outra coisa do gênero, mas mesmo assim, não achei outra forma de falar dos meus anseios e vontades que estão sendo pertinentes dentro do programa, pois acredito que todas as ações são resultados de escolhas que fazemos.

É isso, vamos se embora pois tem muita coisa acontecendo e devemos registrar e colocar pra fora todo este sentimento.

P.S. ABAIXO DESTA POSTAGEM, SEGUE O REGISTRO DE UMA ATIVIDADE QUE REALIZAMOS NESTA SEMANA: 03/04 DE MAIO REFERENTE AOS DIREITOS QUE NÓS TEMOS ENQUANTO CIDADÃOS E PRINCIPALMENTE JUVENTUDE. LOGO MAIS REGISTRAREI COMO SE DEU ESTA DISCUSSÃO E ATIVIDADE.

Ass: Vander Clementino Guedes.
Educador da Turma da Tarde.

Nenhum comentário: