terça-feira, 11 de maio de 2010

Semana de exploração sem os educadores.

Olá galera, esta postagem se refere a atividade que aconteceu na semana dos dias: 27 à 29 de abril de 2010.

Nesta semana começamos a discutir sobre "os Direitos Civis" com os jovens, mas antes disso, decidimos realizar uma exploração bem diferente com os/as jovens. Divimos a galera em 4 subgrupos e colocamos no flip chart alguns lugares que dialogam com os territórios do programa, dentre eles estão: CCSP (CENTRO CULTURAL SÃO PAULO), ESTAÇÃO CIÊNCIAS, HOSPITAL DAS CLÍNICAS e CAMARA DO VEREADORES DE SÃO PAULO. Após feita a apresentação dos locais para os/as jovens, o óculos que ambos usaram foram os mesmos: O que este espaço pode contribuir para nossa aprendizagem e com o PJU?

As fotos estão dispostas em nosso Picasa Web: http://picasaweb.google.com.br/pjuplugadosnaeducacao/EXPLORACAOSEMOEDUCADORDATARDE#

Segue abaixo o registro dos grupos que realizaram a exploração sem o educador.

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO.

O Centro Cultural São Paulo foi idealizado na década de 70 e construído em terreno disponibilizado pelas desapropriações ocorridas pela chegada do Metro ao seu arredor, na administração de Miguel Colarsuonno, prefeito de 1973 à 1975.

Os arquitetos, Eurico Prado Lopes e Luiz Telles venceram a concorrência pública aberta em 1976. No entanto, mais uma mudança de Governo, e em 1979, alteraria o destino do Terreno.

PROJETO: O projeto de Eurico Prado e Luiz Telles é considerado um dos maiores e significativos até hoje executados em São Paulo. A solução estrutural é complexa, utilizando concreto armado e ferro. O partido arquitetônico visou a Horizontalidade privilegiou a fluidez dos amplos espaços e incluiu diversos acessos.

É considerado um dos principais (senão o principal) espaço cultural de São Paulo e uma das primeiras Instituições da cidade a ser considerada: "Centro Cultural". Foi inaugurada em 1982.

O Centro Cultural São Paulo, é uma Instituição Pública, subordinada á Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

O projeto que, inicialmente seria uma Biblioteca, passou a considerar além da Biblioteca, um Teatro, Salas de Cinema, Espaços para Exposições de música, Ateliês e Espaços para outros tipos de Exposições. O início da contrução cedeu em 1978.

Dados Importantes:
O endereço do CCSP é: Rua Vergueiro, nº 1000. São Paulo-SP. (Ao lado do metro Vergueiro).




CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO.

  • UM BREVE HISTÓRICO.
A sete anos do centenário da Lei Áurea, em descendente de africano assumiu a Presidência desta casa com próposito de dar a sua contribuição para a cidade de São Paulo tornar-se melhor e ainda mais humana ao ingressar no século XXI.

A Instituição Câmara Municipal teve sua origem na Antiga Roma, onde o vereador chamado Edil era funcionário responsável pela garantia e obediência do bem comum.

  • SOBRE A CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO.
Desde a 11ª Legislatura (01/01/1993 à 31/12/1996), por ter São Paulo, ultrapassado os cinco milhões de habitantes, a Câmara Municipal passou a ter 55 vereadores, limite máximo estabelecido pela Constituição Federal. Eleitos pelo voto popular, em pleito realizado a cada quatro anos, os vereadores representam diversos segmentos da sociedade paulista.


Nós escolhemos a frase: "O objetivo do direito é a PAZ. O meio de obte-la é a luta..." Porque tem um pouco a ver com a política de antes, pois, desde a muito tempo eles lutavam muito para ter espaço para discutir a legislatura e montar uma Câmara para que pudessem discutir assuntos relacionados ao povo e para o povo.

O que mudou durante este período foi que, ainda não obtemos à PAZ desejada por todos/as nós, mesmo estas pessoas tentando nos representar e estarem lutando.

Independente disso, nós gostamos muito de ter ido à Câmara Municipal por que nós conhecemos o Ex-Presidente da Câmara, o Srº Roberto Potrin que nos recebeu muito bem e por sermos os primeiros jovens a conhecer a TV Câmara, e também de conhecer um pouco da legislatura da Câmara.

Esperamos um dia voltar lá e ter a oportunidade de conhecer mais coisas sobre a Câmara que, por causa do tempo não conseguimos conhecer tudo. Em cima disso, o que mais nos chamou a atenção foi que a maioria dos vereadores se tratam como se fossem do mesmo partido político.

E por fim, indico à todos/as a explorarem a Câmara Municipal, por que lá tem muita cultura, não só de história, mas também de ARTE.

Jovens: Noemi, Warley, Eduardo, Diego, Kleber.


ESTAÇÃO CIÊNCIAS.

Hoje, dia 30/04/2010 fomos fazer uma exploração um pouco distante, lá na Lapa, fomos na Estação Ciências, que fica numa antiga fábrica e hoje é um lugar bem interessante e divertido.

Usamos um caminho simples, mais bem demorado. Saindo da estação de Guaianases indo até a LUZ, em seguida pegamos outro trêm sentido Francisco Morato e descemos na Lapa. Nos sentimos um pouco perdidos pois não sabíamos pra onde ir, mas pedimos algumas informações e andanmos um pouquinho a mais e conseguimos chegar até a Estação Ciências.

Ao chegar, bem na entrada ficamos admirados com uma experiência curiosa e muito engraçada. Vimos muitas coisas que nem imaginávamos ver na Estação Ciências, entre as coisas diferentes vimos: fóceis antigos de dinossauros, um planetário, uma maquete da Cidade de São Pauilo e também participamos de uma simulação de terremoto... Também vimos uma parte do Butantã, onde tinham alguns animais como peixes, sapos, cobras e etc.

Já estava ficando tarde e na hora de irmos embora, ainda conseguimos um tempo para visitar o simulador de ambiente. Em cada ambiente tinham suas características como: pássaros, jacarés, árvores, até o cheiro sentíamos ao passar pelos espaços.

Essa foi a nossa exploração a Estação Ciências, gostamos e muito de lá e deixamos aqui em convite para voltarmos lá com o grupo todo dos Jovens Urbanos.

Jovens: Renata, Wellington, Adriana, ...








Nenhum comentário: