quinta-feira, 27 de maio de 2010

Semanas PJU - Tarde. 11-12 e 13 de Maio de 2010.

Olá galera!

Após um trabalho bem complicado que foi desenvolvido com os/as jovens referente aos Direitos Humanos, que proporcionou grandes discussões no grupo, tiramos a conclusão que foi necessária e de extrema importância para os jovens, o motivo é o mesmo: "NÃO QUEREMOS QUE OS NOSSOS DIREITOS SEJAM DESRESPEITADOS, PRECISAMOS AGIR E CONSTRUIR NOVAS FORMAS DE CONVIVÊNCIA...".

No início da semana, escolhi um filme para passar para os/as jovens referente a um outro tipo de Ditadura que aconteceu em outro país e que, de certa forma chocou o mundo inteiro. O Filme: O Menino de Pijama Listrado.
Segue um breve resumo do filme:

"Durante a Segunda Guerra Mundial, uma família alemã se muda de Berlim para Auschwitz, quando o patriarca é ordenado a trabalhar em um campo de concentração. Assim, Bruno, um garoto de 8 anos e filho do oficial, começa uma linda amizade com um menino judeu da mesma idade. O filme mostra o modo como o preconceito, o ódio e a violência afetam pessoas inocentes, especialmente as crianças.
"
(TRAILLER DO FILME)

O mais interessante foi que alguns jovens já tinham assistido o filme, alguns não conseguiram assistir até o final por diversos motivos, mas mesmo assim conseguimos cumprir o combinado de assistir e trocar algumas ideias referente a Ditadura do Governo Nazista Alemão. Os jovens falaram muitas coisas como a questão da amizade das crianças: Brunno (alemão) e Shmuel (judeu) ter sido maior do que as diferenças, o preconceito, a violência contra o Ser Humano, e etc...

E em cima deste fato, colocamos nossas reflexões para os dias atuais e fiz algumas perguntas para o grupo, tais como: Sofremos algum preconceito? Respeitamos a diferença de opinião de outras pessoas? Aceitamos as diferenças religiosas sem fazer piadas? Será que conseguiremos, algum dia, viver de forma mais igualitária, sem preconceito e com mais união entre as diferenças sociais, ideológicas, políticas e culturais?
Todas as respostas nos levavam a uma única observação: "Ainda vivemos em uma Ditadura, só que um pouco disfarçada, sem dar as caras a tapa!!!" Depois da discussão com o grupo, perguntei pra eles/as como podemos mudar esta situação que nos entristece em forma de Arte? Daí, os jovens montaram seus "escudos de proteção" contra todo o tipo de maldade que existe na sociedade, ambos foram feitos em dupla para relembrarmos o filme.
No dia seguinte, os jovens apresentaram seus escudos e mostraram como podemos fazer nossas denúncias, protestos, o nosso grito sem atingir fisicamente outra pessoa, apenas usando a Arte podemos e muito chamar a atenção das "Autoridades" e também da Sociedade Civil para cuidarmos da nossa Cidade, das pessoas e principalmente dos nossos DIREITOS!

Em seguida, realizei uma atividade de divisão do grupão para 4 subgrupos. Em seguida, pedi para que cada grupo realizasse uma pesquisa de uma pessoa que foi importante na História da Humanidade, tais pessoas para as pesquisas foram: MARTIN LUTHER KING, CHE GUEVARA, GANDHI E CHICO MENDES.
Cada grupo foi direcionado uma pessoa e ambos teriam que fazer um trabalho de pesquisa pra saber: Quem foi? O que fez? Qual era o sonho (objetivo de vida) desta pessoa? Lutou porque e pra quem?. Após a pesquisa pedi para os jovens começarem a montar uma Instalação pra próxima semana.

No mesmo dia, falei que a nossa próxima exploração seria em um local muito importante e especial para todos/as nós; o local foi escolhido não somente por nós, mas também por alguns jovens a muito tempo atrás, e este local escolhido foi o Memorial da América Latina, o óculos que os jovens usaram foi:

  • A NOSSA ARTE E CULTURA É VALORIZADA?
  • COMO O NOSSO PROJETO PODE FAZER COM QUE A NOSSA CULTURA NÃO SEJA ESQUECIDA, E SIM VALORIZADA?
E assim finalizamos a nossa semana, novamente com muitas coisas acontecendo no grupo sempre buscando algumas semelhanças entre o que estamos fazendo e dialogando com a realidade, da qual vivemos em nossa comunidade todos os dias.






Vander Clementino Guedes
Educador da Turma da Tarde.
Programa Jovens Urbanos.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Semanas PJU - Tarde. 04-05 e 06 de Maio de 2010.

Olá galera, depois de realizar uma atividade bem diferente no PJU, onde os /as Jovens realizaram 4 tipos de explorações, ao mesmo tempo, para locais totalmente diferenciados e SEM o EDUCADOR, começamos o mês de maio discutindo a questão dos Direitos Humanos, Sociais e os dos Cidadãos.

Inspirado no Filme: "A ONDA", eu resolvi mudar meu comportamento por alguns instantes com os/as jovens. No início do encontro, fui colocando algumas "regras" para os/as jovens e disse que: quem às desobedece-sem seriam punidos da pior maneira dentro do programa como: se algum jovem chega-se atrasado, ficaria com falta, se algum jovem não justifica-se sua ausência do dia que faltou não teria chances de assinar a lista e etc... Todas as "regras foram ditas para os jovens e a todo momento eu perguntava: "Tem alguém aqui que é contra o que estou dizendo? Pois, se tiver, se manifeste ou fique em silêncio. Mas, senão estiver satisfeito pode ir embora."

Após tantas provocações com o grupo, disse a eles/as que nós seguiríamos aquele ritmo - por mim imposto - até o fim do PJU; sendo que, quando qualquer um dos jovens tivesse vontade de falar alguma coisa referente ao encontro, teria que levantar a mãe direita e falar em VOZ alta pra todas as pessoas escutarem. E, mesmo assim, com o meu comportamento totalmente diferente, NENHUM JOVEM RECLAMOU CLARAMENTE sobre o que estava acontecendo. Em seguida realizamos uma atividade chamada de JÚRI, onde tinham duas situações para os jovens decidirem o que fazer e por fim NÃO AGUENTEI O MEU JEITO DE TRABALHAR e abri o jogo para eles/as dizendo que: "Infelizmente, vocês aceitariam, nos dias de hoje, uma DITADURA..." porque: "... a todo momento tratei vocês do jeito que queria sem ser interrogado e sem ser enfrentado." Quando disse isso, muitos dos/as jovens se revoltaram e não aceitaram a condição de terem vivenciado uma experiência mínima de Ditadura.

Em seguida, montamos um painel onde continham duas perguntas referente a Sociedade referente à:
  • O QUE VOCÊ NÃO QUER NA SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS?
  • O QUE VOCÊS QUEREM NA SOCIEDADE QUE VIVEMOS?
Cada jovens disse e fomos montando o nosso Painel. O interessante é que muitos falaram que não queriam: PRECONCEITO, DITADURA, PROSTITUIÇÃO, MISÉRIA, FOME, DROGAS, RACISMO, DESIGUALDADE SOCIAL, DESIGUALDADE SEXUAL, enfim, diversas coisas que ninguém aceitaria em uma Sociedade mas infelizmente ela existe. Ao serem perguntados sobre que Sociedade queremos, eles falaram em: MAIS EDUCAÇÃO, MENOS PRECONCEITO, MENOS INDIVIDUALISMO, TRABALHO, SEM GUERRA, MAIS UNIÃO, AMOR, CARINHO, RESPEITO PELAS DIFERENÇAS, PAZ, muitas coisas que coincidem com tudo o que eles não querem. Sendo assim, terminamos o primeiro dia.

No segundo dia, continuamos com a mesma discussão sobre os Direitos e também levantamos a discussão para com os Nossos Deveres em cima de tudo que é imposto para nós. Realizamos um trabalhos com algumas leis existentes em nosso país. Apresentamos trechos das leis/documentos: CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ECA, CARTA DA TERRA E O DOCUMENTO CONTRA TORTURAS, DOS DIREITOS HUMANOS. Em seguida, dividimos em 4 subgrupos onde cada um faria uma leitura referente as LEIS e, logo após a leitura, cada grupo apresentaria o que eles/as entenderam e como estamos fazendo para que estas LEIS sejam cumpridas e valorizadas. A maioria do grupo chegou a conclusão que desconheciam algumas Leis e o que precisaríamos fazer é agir e cobrar das autoridades e também de nós mesmos uma melhor postura referente ao que vivemos todos os dias.

E, pra finalizar a semana e a discussão sobre os nossos Direitos, enquanto Cidadãos e Cidadãs constituídos em Leis e Documentos oficiais realizamos uma Exploração ao Memorial da Resistência. Desta exploração ficamos com algumas imagens de um dia que ficou marcado pra muitos/as jovens do PJU.

Ao final da Exploração eu fiz a seguinte pergunta para o grupo:
  • VOCÊS GOSTARIAM DE VIVER SEM NENHUMA LIBERDADE, TOTALMENTE SEM VOZ, MAIS ESPECIFICAMENTE, EM UMA DITADURA???
E a resposta não poderia ser outra:
  • NÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
E assim foi a nossa semana, cheia de desafios, confissões, medos, raivas, ódio do educador e principalmente de nossos conhecimentos e desventuras da vida real.

P.S. Confesso que a preparação pra esta semana foi uma das que mais mexeram com o meu emocional e psicológico. Uma por que nós trabalhamos totalmente ao contrário do que qualquer ditadura, e em segundo, o fato de você falar o que não quer me obrigou a fazer um exercício de ator e também de vítima em relação a tudo que já conversamos e trabalhamos desde o início do PJU. Foi triste, mas acabou tudo muito bem, com algumas dúvidas e críticas dos/as jovens, mas por isso que foi bem diferente.


Educador: Vander Clementino Guedes.
Turma da Tarde.
2010.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

PJU- PROJETÖ


'

O pju ta sendo uma grande experiência na minha vida,
eu estou muito feliz e bem empenhada a fazer um PROJETO.

PROJETO é uma palavra que nos deixa pensativos, porque não sabemos oque fazer, como fazer e muito menos se será aceito pelo CENPEC.
Estou com alguns projetos em mente, Mas são coisas que tem que pensar com CALMA e ver se esse PROJETO vai mesmo ajudar e mudar a nossa VELHA GUAIANASES.



ass: RUTËH ♪ ( tarde)




terça-feira, 11 de maio de 2010

Semana de exploração sem os educadores.

Olá galera, esta postagem se refere a atividade que aconteceu na semana dos dias: 27 à 29 de abril de 2010.

Nesta semana começamos a discutir sobre "os Direitos Civis" com os jovens, mas antes disso, decidimos realizar uma exploração bem diferente com os/as jovens. Divimos a galera em 4 subgrupos e colocamos no flip chart alguns lugares que dialogam com os territórios do programa, dentre eles estão: CCSP (CENTRO CULTURAL SÃO PAULO), ESTAÇÃO CIÊNCIAS, HOSPITAL DAS CLÍNICAS e CAMARA DO VEREADORES DE SÃO PAULO. Após feita a apresentação dos locais para os/as jovens, o óculos que ambos usaram foram os mesmos: O que este espaço pode contribuir para nossa aprendizagem e com o PJU?

As fotos estão dispostas em nosso Picasa Web: http://picasaweb.google.com.br/pjuplugadosnaeducacao/EXPLORACAOSEMOEDUCADORDATARDE#

Segue abaixo o registro dos grupos que realizaram a exploração sem o educador.

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO.

O Centro Cultural São Paulo foi idealizado na década de 70 e construído em terreno disponibilizado pelas desapropriações ocorridas pela chegada do Metro ao seu arredor, na administração de Miguel Colarsuonno, prefeito de 1973 à 1975.

Os arquitetos, Eurico Prado Lopes e Luiz Telles venceram a concorrência pública aberta em 1976. No entanto, mais uma mudança de Governo, e em 1979, alteraria o destino do Terreno.

PROJETO: O projeto de Eurico Prado e Luiz Telles é considerado um dos maiores e significativos até hoje executados em São Paulo. A solução estrutural é complexa, utilizando concreto armado e ferro. O partido arquitetônico visou a Horizontalidade privilegiou a fluidez dos amplos espaços e incluiu diversos acessos.

É considerado um dos principais (senão o principal) espaço cultural de São Paulo e uma das primeiras Instituições da cidade a ser considerada: "Centro Cultural". Foi inaugurada em 1982.

O Centro Cultural São Paulo, é uma Instituição Pública, subordinada á Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

O projeto que, inicialmente seria uma Biblioteca, passou a considerar além da Biblioteca, um Teatro, Salas de Cinema, Espaços para Exposições de música, Ateliês e Espaços para outros tipos de Exposições. O início da contrução cedeu em 1978.

Dados Importantes:
O endereço do CCSP é: Rua Vergueiro, nº 1000. São Paulo-SP. (Ao lado do metro Vergueiro).




CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO.

  • UM BREVE HISTÓRICO.
A sete anos do centenário da Lei Áurea, em descendente de africano assumiu a Presidência desta casa com próposito de dar a sua contribuição para a cidade de São Paulo tornar-se melhor e ainda mais humana ao ingressar no século XXI.

A Instituição Câmara Municipal teve sua origem na Antiga Roma, onde o vereador chamado Edil era funcionário responsável pela garantia e obediência do bem comum.

  • SOBRE A CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO.
Desde a 11ª Legislatura (01/01/1993 à 31/12/1996), por ter São Paulo, ultrapassado os cinco milhões de habitantes, a Câmara Municipal passou a ter 55 vereadores, limite máximo estabelecido pela Constituição Federal. Eleitos pelo voto popular, em pleito realizado a cada quatro anos, os vereadores representam diversos segmentos da sociedade paulista.


Nós escolhemos a frase: "O objetivo do direito é a PAZ. O meio de obte-la é a luta..." Porque tem um pouco a ver com a política de antes, pois, desde a muito tempo eles lutavam muito para ter espaço para discutir a legislatura e montar uma Câmara para que pudessem discutir assuntos relacionados ao povo e para o povo.

O que mudou durante este período foi que, ainda não obtemos à PAZ desejada por todos/as nós, mesmo estas pessoas tentando nos representar e estarem lutando.

Independente disso, nós gostamos muito de ter ido à Câmara Municipal por que nós conhecemos o Ex-Presidente da Câmara, o Srº Roberto Potrin que nos recebeu muito bem e por sermos os primeiros jovens a conhecer a TV Câmara, e também de conhecer um pouco da legislatura da Câmara.

Esperamos um dia voltar lá e ter a oportunidade de conhecer mais coisas sobre a Câmara que, por causa do tempo não conseguimos conhecer tudo. Em cima disso, o que mais nos chamou a atenção foi que a maioria dos vereadores se tratam como se fossem do mesmo partido político.

E por fim, indico à todos/as a explorarem a Câmara Municipal, por que lá tem muita cultura, não só de história, mas também de ARTE.

Jovens: Noemi, Warley, Eduardo, Diego, Kleber.


ESTAÇÃO CIÊNCIAS.

Hoje, dia 30/04/2010 fomos fazer uma exploração um pouco distante, lá na Lapa, fomos na Estação Ciências, que fica numa antiga fábrica e hoje é um lugar bem interessante e divertido.

Usamos um caminho simples, mais bem demorado. Saindo da estação de Guaianases indo até a LUZ, em seguida pegamos outro trêm sentido Francisco Morato e descemos na Lapa. Nos sentimos um pouco perdidos pois não sabíamos pra onde ir, mas pedimos algumas informações e andanmos um pouquinho a mais e conseguimos chegar até a Estação Ciências.

Ao chegar, bem na entrada ficamos admirados com uma experiência curiosa e muito engraçada. Vimos muitas coisas que nem imaginávamos ver na Estação Ciências, entre as coisas diferentes vimos: fóceis antigos de dinossauros, um planetário, uma maquete da Cidade de São Pauilo e também participamos de uma simulação de terremoto... Também vimos uma parte do Butantã, onde tinham alguns animais como peixes, sapos, cobras e etc.

Já estava ficando tarde e na hora de irmos embora, ainda conseguimos um tempo para visitar o simulador de ambiente. Em cada ambiente tinham suas características como: pássaros, jacarés, árvores, até o cheiro sentíamos ao passar pelos espaços.

Essa foi a nossa exploração a Estação Ciências, gostamos e muito de lá e deixamos aqui em convite para voltarmos lá com o grupo todo dos Jovens Urbanos.

Jovens: Renata, Wellington, Adriana, ...








quarta-feira, 5 de maio de 2010

Experiências que estão valendo a pena...

Olá meus companheiros/as de PJU's. Eu mesmo, Vander Clementino Guedes, mais conhecido como: CHE, venho através desta postagem no blog do PJU registrar as minhas emoções, angústias, alegrias e tristezas referente ao Programa e o trabalho desenvolvido com os/as jovens.

Como todos/as nós sabemos: "Nenhum ser humano é PERFEITO" e que: "Nós vivemos de erros e acertos". Isto acaba mostrando um pouco do que irei tentar descrever nestas "livres digitadas virtuais" as minhas sensações, como já descrito acima. Mesmo assim tentarei ser mais sussinto e objetivo.

Por muito tempo, eu acabei deixando muitas coisas que aconteceram em nossos encontros sem registro no blog, porém não acho que isso deva ser considerado como alguma coisas muito "ruim pro programa, pra mim mesmo, pro GRUPO do PJU", mesmo assim, tenho certeza absoluta que tudo que estamos vivendo não caberia descrever neste blog, pois são tantas emoções que aconteceram e estão acontecendo a todo momento que estou me surpreendendo com diversas coisas. Dentre elas estão:"APROPRIAÇÃO DO BLOG PELOS PRÓPRIOS JOVENS" que, não sei se alguns repararam, mas muitas das postagens da turma da tarde foram feitas pelos próprios jovens, com auxilio e acompanhamento do educador, no caso, de mim.

Isso me fez ver o quanto isso é importante e rico para eles/as observarem que a internet não é tão somente: Orkut, MSN, Twitter e outros sites de relacionamentos. Mas enfim, todo trabalho é árduo, difícil e complicado; mesmo por que, por incrível que pareça, o fato dos/as jovens estarem registrando suas atividades no blog e utilizando a INTERNET para isso me deixou uma questão: Será que eles/as nunca mexeram no blog??? Pra mim foi uma surpresa ao ver que muitos não mexiam por não acesso a ferramente: O COMPUTADOR. Mas isso foi o de menos, pois a responsabilidade também é nossa enquanto educador apresentar locais que possam ser utilizados mediante a um cadastro e a cédula de identidade, mas isso não vem ao acaso. Pra mim, o que é mais importante neste momento são as emoções e os medos que os/as jovens tem ao utilizarem o BLOG como outra ferramenta de registro, qu inclusive, ajuda ao grupo pra acompanhar atividades de outros grupos dentro do mesmo Programa.

Realizamos muitas atividades como: Encontro dos Jovens Urbanos do IPJ e Plugados na Educação, Explorações que marcaram muitas pessoas do grupo, atividades que provocaram certos "desconfortos" enfim, diversas coisas qua aconteceram e que, neste momento, acredito que ficaria sem nexo e sem entendimento se registrasse tudo aqui, sendo que já aconteceu a muito tempo. Toda experiência nos leva a um risco muito grande, uma grande probabilidade de dar certo oui de erramos, dos quais poderemos nunca mais consertar ou reverter a situação, mesmo assim nos arriscamos pra ver no que iria dar. Ainda bem que deu certo, na verdade quase!!!

Na última semana do programa (27, 28 e 29 de Abril), realizamos uma atividade da qual não esperávamos que iria dar certo, mesmo assim fizemos. Dividimos o grupo em 4 subgrupos, sendo que cada um iria fazer uma exploração "SEM OS EDUCADORES". Os locais escolhidos pela equipe: Eu, Raimundo e Keli, foi direcionado em cima das temáticas que trabalhamos dentro do programa; os locais escolhidos foram: ESTAÇÃO CIÊNCIAS - LAPA(TECNOLOGIA E CIÊNCIAS), CENTRO CULTURAL SÃO PAULO(ARTES), HOSPITAL DAS CLÍNICAS(SAÚDE) E CAMARA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO(POLÍTICAS PÚBLICAS). Cada grupo se dividiu e fizeram as pesquisa de como chegar, funcionamento, horários, se era privado ou público, enfim, montaram um roteiro pra esta atividade.

Os jovens marcaram de se encontrarem na Estação de Guaianases e irem para seus destinos com objetivo de explorarem estes locais, sem jamais terem ido e ainda sem o acompanhamento do educador, sendo assim, a maioria dos grupos realizaram a atividade, apenas um, o grupo que iria pro Hospital das Clínicas se desencontraram e não conseguiram ir pra exploração. Os outros grupo conseguiram realizar a atividade e resgistraram em papel mesmo, esta experiência de explorarem sozinho - sem o educador - e no coletivo - em grupo.

Logo mais colocarei, juntamente com os jovens seus registros desta exploração que pra alguns foram: "...A MELHOR QUE JÁ FIZ NA MINHA VIDA, MUITO LOUCO." WALEY.

Sendo assim, encerro a meu registro, que pode ser considerado como uma: Carta de desabafo ou outra coisa do gênero, mas mesmo assim, não achei outra forma de falar dos meus anseios e vontades que estão sendo pertinentes dentro do programa, pois acredito que todas as ações são resultados de escolhas que fazemos.

É isso, vamos se embora pois tem muita coisa acontecendo e devemos registrar e colocar pra fora todo este sentimento.

P.S. ABAIXO DESTA POSTAGEM, SEGUE O REGISTRO DE UMA ATIVIDADE QUE REALIZAMOS NESTA SEMANA: 03/04 DE MAIO REFERENTE AOS DIREITOS QUE NÓS TEMOS ENQUANTO CIDADÃOS E PRINCIPALMENTE JUVENTUDE. LOGO MAIS REGISTRAREI COMO SE DEU ESTA DISCUSSÃO E ATIVIDADE.

Ass: Vander Clementino Guedes.
Educador da Turma da Tarde.

O Jovem Ganhando Espaço Na Sociedade

Há algum tempo atrás, as crianças e adolescentes só eram reconhecidos como cidadãos após se tornarem maiores de idade, mas com o tempo isso vem mudando, começamos à ter mais crédito socialmente, deixamos de ser vistos como apenas geração futura, pois se vivemos hoje, por que seremos o futuro?

Com o tempo foram criadas muitas instituições voltadas para por em prática os direitos das crianças e adolescentes. Todo jovem tem direito à alimentação, saúde, dignidade, profissionalização, cultura, respeito, liberdade, convivência familiar, e comunitária, além de colocá-los fora de toda forma de negligência, discriminação, violência e opressão. Contudo, as crianças e adolescentes sendo menores de idade, são de total responsabilidade de seus pais ou responsáveis.

À cada ano que se passa, mais leis são criadas e aprovadas, as sociedades vão crescendo, tal como a população. As leis são constituídas por "direitos e deveres", os 'direitos' nos dizem o que deve ser feito e os 'deveres' nos dizem como fazer, mas o real problema está no cumprimento dessas leis, mas o reconhecimento é a base do cumprimento, sem isso as leis não são nada, uma coisa leva à outra...

Nomes:
Warley
Kleber
Diego
Wellington da Paz
Noemi

Direito do Cidadão

Os direitos humanos são os direitos de todos os cidadãos.

A falta de segurança das pessoas o aumento da escalada da violencia, que a cada dia se multiplica,todos os cidadãos tem direito de proteção aos direitos humanos.

Por isso que as leis essenciais para a volta a vida de todo humano.

Nas leis de crimes de tortura,as pessoas são condenadas com anos de cadeia,e se as pessoas forem agentes públicos,se o crime é cometido por sequestro,ou com a gestantes e crianças as penas aumentam.Eu acho isso muito bom porque os delinquentes devem pagar pelo que fazem.

Autores: Danilo Moura, Wallace Batista, Bianca Silva, Melquisedeque Pereira, Carlos Henrique, Wesley dos Santos.

Recursos Naturais

O texto está expondo que o planeta, é belo, só que o mundo está em caos pra falar a verdade, aqui diz que: --assegura a generosidade e a beleza da terra para as atuais e as futuras gerações -como eles podem ver lá na frente, enterrando o "problema" que existe hoje?

Todos nós temos direitos e podemos exercer eles em qualquer lugar e de qualquer maneira, basta nós queremos .

Nome: Adriana, Wellington, Ruteh, Michely, Renata, Felipe.

Os Direitos dos/as Alunos/as.

Todos os alunos deviriam ter o conhecimento dessas leis para saber reveindicarem seus direitos e também para não sofrer injustiças na escola.

Nem sempre tudo o que esta na lei é praticado na escola e por falta do conhecimento dessas leis, nós os alunos, somos submetidos a cumprir as leis impóstas pela direção da escola.

Se todos os alunos soubessem dos seus direitos e deveres na escola poderia ser melhor, teria maisconversa e menos violência, menos preconceito e mais interesse do aluno em saber o conteúdo que a escola tem a oferece-lo.

Nomes: Daniela
Luana
Wender
Mauricio
Phelipe

visita a Usp

Bom a Usp é uma faculdade de grandes oportunidades pára quem quer ter uma vida bem sucedida no mercado de trabalho.E um lugar amplo com muitas salas de aula, quartos, bibliotecas, museus, etc.lá o que podemos perceber é que só há pessoas de classe media e brancos..pelo que vimos parecem te um pouco de discriminação contra negros eu por exemplo me senti assim..
porem lá é um lugar muito bom pra quem quer uma oportunidade de crescer na vida e se tornar alguém de caráter...Bom a viajem foi longa mas foi bom...vimos como funciona uma faculdade e outro lado que naum conheciamos q era a falta de educação das pessoas que tem um pouco a mais de dinheiro
conheçemos também o Mac um museu q tem varios artigo antigos como ,quadro e outras obras de pessoas que no tempo antigo era considerada uma pessoa famosa também havia biblioteca com antiguidades cartas entre outras escrituras..bom esse é um pouco do que vimos lá..espero que entendam e gostem bjo



NOME: ALEXANDRE,LUCIANA,VIVIANE,PATRICIA E SHERLEY

terça-feira, 4 de maio de 2010

éa Rutinhä aqui !

'



Vim aqui para falar da nossa Exploração
do dia 29- maio-2010.
Foi mais que DEMAIS foi Hilário e muito
interessante.



Gostei do espaço e das pessoas que foram comigo
me diverti muito.


( uma Sugestão : Levar todo o Grupo la seria Massa ).
(uma Critica : nenhuma foi muito mara ).


Bejobejo ♥'

Exploração

Exposição Ossário

O dia 15 de Abril, foi um dia muito divertido, fomos à uma exposição chamada Ossário. Fomos separados em grupos, cada grupo tinha uma atividade diferente para ser executada, o meu grupo tinha a tarefa de observar a parte administrativa do lugar, não foi nada complicado, pois, rapidamente a nossa tarefa foi concluída. Essa esposição nos mostrava a intervenção de Alexandre Orion nas paredes de um túnel da cidade de São Paulo, ela acontecia no CCBB (Casa de Cultura Banco do Brasil). Nessa Exposição havia informações e registros em fotos e video dessa intervenção, desde o começo até o trágico desfecho, onde o graffiteiro Alexandre Orion, usando apenas retalhos de tecido e agua, desenhou "limpando" varios cranios ao longo das paredes de um tunel da cidade, cujo túnel havia alagado e estava com uma enorme camada de sujeira e suas paredes, ele demorou várias madrugadas, mas a prefeitura em menos de uma hora lavou as paredes e isso tudo ficou apenas em registros.




Eu curti completamente, inclusive na volta pra casa, ainda na estação da Luz, tivemos a idéia de fazer um "Flashmob", que seria parar de repente e ficar como estátua por um certo tempo, todos participaram foi bem interessante, mas mais interessante foi a cara de curiosidade das pessoas que por ali passavam.
Na Minha Opinião, isso tem tudo tem tudo à ver com o Jovens Urbanos, porque nós, "Os jovens", preferimos fazer coisas diferenciadas e estranhas, que chamam a atenção de todos, nós não gostamos de seguir normas e isso que Alexandre Orion fez, foi um prato cheio para todos nós...

Warley
Estação Ciências.

foi muito da hora tinha historia como a terra se formou a evolusão do corpo humano e de animais.
foi uma experiencia muito boa muitas coisas interessante,o unico problema foi a lonjura pegamos o trem até o Brás e depois pegamos o metro até a barra funda e fomos até a lapa.
Quase passamos direto do lugar onde era a estação ciencia, nos pensavamos que ia ser muito chato,mas logo mudamos de ideia na entrada, tinha alguns esqueletos de dinosauro.
show
Lucas, Paulo, Weslley. Manhã.
No dia das clinicas

O hospital das clinicas fica localizado no centro da cidade de São Paulo,
é um lugar muito conhecido e muito frequentado.
Pessoas de toda a cidade frequentam o hospital das clinicas, ele é um dos melhores hospital da América latina.





Natália, Joice,Jennifer eDavi
Colaborador Eduardo




Camara Municipal

A Camara Municipal fica localizada no Viadulto Jacareí , é um local público onde muitas pessoas trabalham , onde se localizam os vereadores ,onde acontecem eventos importantes. Lá as pessoas se reúnem para conhecer um pouco da história dos antigos e atuais presidentes e vereadores e entre outras pessoas importantes.
O prédio foi construido em 1969 tem uma estrutura bem antiga , em 2009 comemorou 40 anos.
mais da politica do nosso estado
fomos muito bem recebidos apesar de não termos ido no horario de visita.
As pessoas são bem vestidas e são bem sérias ,há tambem muitos estagiários.
É la que acontece as reunioões entre os vereadores , e é la que se discutem os assuntos politicos
do nosso estado.
O bairro é bem movimentado ,há uma grande concentração de trabalhadores.
Foi muito interessante conhecer um pouco
A história do prédio é bem interessante.
(DEYSE ,EDUARDO ,JACKELINE ,CIBELE E DOUGLAS)