terça-feira, 6 de abril de 2010

17ª SEMANA – INÍCIO DAS EXPERIMENTAÇÕES / CEU LAJEADO

A semana começou diferente. Alguns grupos já iniciaram suas experimentações, o que já vinha causando algum incômodo: sair do cordão umbilical da ONG e se aventurar em uma nova experiência, um novo espaço, com novas pessoas. Algumas dores de cabeça(logística, de informação), mas as coisas foram se arrumando.Na quarta-feira, tivemos uma palestra com o pessoal do Formare, no CEU Lajeado. Ainda não fizemos uma avaliação do encontro com os jovens, pois vamos tratar do assunto mais à frente.



18ª SEMANA - COMITÊ JOVEM

Nossa turma passou a se encontrar somente às quartas-feiras, e nessa semana o tema que dominou a constituição do Comitê Jovem.
Nossa estratégia foi dupla: primeiro provocar uma discussão com eles, falando sobre o conceito e a etimologia e depois “acusando” a juventude de se omitir da participação política e comunitária; no segundo momento, ilustramos algumas situações de democracia ou não-democracia com charges de Angeli e Mafalda (seguem exemplos).
A discussão foi muito boa, mas devo admitir que foi duro mexer com eles, tirá-los um pouco dessa posição passiva a respeito do Programa que alguns ainda mantêm. A eleição foi breve, embora um pouco tensa.
Os jovens demoraram a se oferecer como candidatos e houve contestação de uma garota, dizendo que “fulano” não irá ser um bom representante porque não gosta de acordar cedo”. Retomamos a idéia de “ser representante”, e de como quem fosse eleito não estaria falando apenas por si próprio, mas por todo o grupo. Ao final, os nomes escolhidos foram os de Lucas Nilo e de Desianne.

19ª SEMANA - GALERIA DO ROCK / GRUPOS URBANOS

Entramos na discussão sobre os espaços que grupos jovens ocupam na cidade. A proposta foi irmos à região da Galeria do Rock e conversamos com algumas figuras sobre seu estilo, seu comportamento, seu gosto musical.
Mais uma vez, a atividade foi parcialmente satisfatória. Dois grupos registraram o momento, e de fato aproveitaram a exploração. Outro grupo, porém, manteve-se passivo e não colaborou com a atividade.
Em breve, deixarei o resultado de uma das entrevistas no nosso blog, feita por Deise, Luciana, Wesley, Jaqueline e Cibele.

20a. SEMANA - Pombas Urbanas

Esta quarta-feira foi marcada por uma experiência maravilhosa: a apresentação do grupo Pombas Urbanas, da Cidade Tiradentes. Já vínhamos tentando ir ao teatro com a turma há algum tempo, mas o melhor aconteceu: o teatro veio até nós!
A peça chamada “O homem que virou cachorro”, trouxe muitas risadas e muita reflexão, afinal tratava da vida dos trabalhadores. Ao final, os atores fizeram um bate-papo com a turma, que foi extremamente proveitoso, e distribuíram o livro que conta os 20 anos da trajetória do grupo, com direito à sessão de autógrafos!!!Parabéns, Pombas!

21a. SEMANA - Grupos urbanos - Símbolo

Continuando o tema da semana anterior à peça, conversamos mais sobre os grupos urbanos que vivem na cidade. Fizemos uma reflexão sobre o fato do Jovens Urbanos ser também um grupo. E então, qual é a nossa cara? Qual é o legado que temos a oferecer à nossa comunidade? Como esse grupo marca sua posição no centro urbano?Inspirados pela história dos tsurus(Hiroshima), a idéia foi que cada um pensasse em um símbolo para a cidade. “Qual é o problema que mais te incomoda aqui no bairro ou em São Paulo. Você seria capaz de simbolizar isso(ou uma possível solução) em algo concreto, palpável?
Tivemos ótimas produções, desde jovens questionando a corrupção até símbolos que reclamavam do preconceito racial.

TODAS AS FOTOS DESSE PERÍODO ESTARÃO, EM BREVE, DISPONÍVEIS EM NOSSO PICASA.

Um comentário:

Edson Martins disse...

Oi gente!

Bacanas as postagens! Semana por semana, do jeito que está permite uma boa visualizãção do porcesso.
Quanto aos "incômodos" que têm aparecido: romper o cordão umbilical, fazer-se aparacer, fazer-se representar...são assim mesmo...e essa é uma aposta do programa...vamos sempre enxergar isso como força, possibilidade, e não como risco, ok?
Penso que é desse jeito que está rolando.

Abraço forte!

Edson