quarta-feira, 25 de novembro de 2009

5ª SEMANA PJU-TARDE. 03,04 E 05/11.

Nesta semana tivemos nossa agenda bem cheia do PJU. Primeiramente fizemos uma retomada do nosso combinado para apresentar aos novos jovens que estavam entrando no programa: Wender, Ruth, Adriana e Ruth e também para revermos alguns pontos que estavam acontecendo no grupo. Na avaliação da semana anterior, alguns jovens reclamaram de alguns comportamentos que outros jovens estavam tendo, tanto nas explorações quanto nos encontros na organização. Além disso falamos também sobre o respeito entre o grupo e principalmente sobre as faltas. Como estamos no início do programa e tudo é: "Muito novo, nunca vivi isso antes" relato da jovem Michely em seu Black Book, estas questões foram debatidas em grupo e resolvidas.

Após a discussão, apresentei aos jovens o texto: "Você Aprende" de William Shakespeare, que fala sobre o comportamento sobre as coisas, com as pessoas, os espaços e etc. A escolha do texto foi justamente para contribuir na discussão que tivemos sobre o grupo e as dificuldades que estávamos encontrando. Em seguida, no primeiro dia da semana realizamos uma Exploração para a BIBLIOTECA CORA CORALINA, localizada no próprio bairro de Guaianases.

APRESENTAÇÃO DA BIBLIOTECA CORA CORALINA.

A proposta de irmos a Biblioteca surgiu após um contato que nós fizemos com o grupo POIESIS. Depois deste contato conseguimos agendar uma exploração ao MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA para o próxima quinta feira, e que também está com a exposição: "Cora Coralina – Coração do Brasil". Isso justifica um pouco da nossa correria que tivemos nesta semana. Mas, voltanto ao primeiro dia da semana, ao explorarem a biblioteca, a maioria dos jovens não a reconhecia com o nome: Cora Coralina, e sim como a Biblioteca de Guaianases. Muitos notaram grandes mudanças dos espaços e principalmente das divisões que fizeram.

OS JOVENS URBANOS FORAM CONVIDADOS
A LEREM E USAREM O ESPAÇO DA MELHOR FORMA.

No segundo dia, fizemos uma atividade com o texto do Shakespeare: Dividimos o grupo em 4 subgrupos, cada um com uma parte do texto, eles leram questionaram e depois apresentaram as propostas em forma de teatro para os demais grupos. Montamos nosso roteiro para a exploração que que realizamos na quinta feira para o MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA e falamos sobre o óculos que iríamos usar que foi: QUEM FOI CORA CORALINA E O QUE ELA FALA SOBRE SUA CIDADE? Como está acontecendo uma exposição sobre a autora, resolvemos utilizar este óculos para que os jovens possam perceber o quando a Cidade é importante para as pessoas, sejam elas: escritoras, andarilhos, trabalhadores e nós JOVENS URBANOS.

SAUDOSA CORA CORALINA.

Ao chegar o último dia semana, nos encontramos na Estação de Trem de Guaianases e embarcamos sentido a Estação LUZ. Quando chegamos a primeira pegunta dos jovens foi: "Onde fica o MUSEU?", e mau eles sabiam que estava em cima de suas cabeças. Chegamos ao museu e a primeira coisa que eles queriam saber era: "Onde está a exposição da Cora Coralina?". Mas, primeiramente, assistimos ao vídeo do Museu e, em seguida, fomos visitar a exposição da autora.


OBRAS DA AUTORA.


ALGUMAS POESIAS.

Após a exploração ao MUSEU, os jovens fizeram uma pose para os fleshes. Em uma breve conserva com os jovens sobre a exploração disseram: "Nossa Che, aqui é muito louco meu, você pode mexer em um monte de coisas..." Maurício, "Só tenho uma coisa pra reclamar: Eu não achei muita informação sobre a Cora Coralina, não achei sobre o que ela fala sobre a cidade que ela viveu, mas está valendo, gostei da exploração" Danilo, isso realmente está certo, na exposição não consegui ver as referências sobre a autora, mas isso foi legal por que fez com que eles perguntasse aos monitores do museu sobre a exposição da Cora Coralina.

A GALERA REUNIDA EM FRENTE AO MUSEU.

Pra nossa surpresa, a jovem RENATA que toca teclado e piano arriscou uma palhinha de sua ARTE e fez uma apresentação ao vivo e de graça em meio a Estação da LUZ para nós do PROGRAMA JOVENS URBANOS e para as pessoas que circulavam o espaço. Bom, nem preciso falar qual foi a sensação de ver uma jovem mandando ver naquilo que sabe fazer.


RENATA TOCANDO E SEUS SEGUIDORES OBSERVANDO...
FOI INCRÍVEL.

DANILO E RENATA FAZENDO UM DUETO
NO PIANO DO POVO...

ESTAÇÃO DA LUZ.

A semana foi bem pesada, mas maravilhosa.





Vander Clementino Guedes.
Educador do PJU-Tarde.
ONG Plugados na Educação.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que legal ir até o museu e sentir cede de informação... E pq estas informações não estavam lá? Havia um foco na exposição que não permitia apresentar a biografia de Cora? Eita, que quem ficou com a dúvida fui eu!!!!
Gente!!! A história do piano de livre acesso é divino, né?! A história da câmera no celular também!!!
Helena