terça-feira, 17 de novembro de 2009

4ª SEMANA DO PJU-TARDE.

Salve galera, na 4ª semana do Programa Jovens Urbanos conseguimos completar nossa turma. Enfim, chegamos aos 30 jovens que iram caminhar conosco nos próximos 10 meses de formação. E, por incrível que pareça, conseguimos fechar a turma na última semana de rotação do programa:


ADRIANA, ALINE, BIANCA, CARLOS, DANIELA, DANIEL, DANILO (1), DANILO (2), DAVID, DIEGO, EDUARDO, FELIPE, JENNIFER, JOHN ENIO, KLEBER, LUANA, MAURÍCIO, MELQUISEDEQUE, MICHELY, NOEMI, PHELIPE, RAILSON, RENATA, RUTH, WALLACE, WARLEY, WELLINGTON (1), WELLINGTON (2), WENDER E WESLEY.


E, durante esta semana, entramos na discussão com os (as) jovens sobre literatura, e pra isso utilizamos algumas letras de músicas que falam sobre a cidade e também aquelas que falam das quebradas - RAP, utilizamos também alguns textos considerados como: Literatura Periférica como alguns cordéis do Costa Senna e do Cacá Lopes (ambos escritores, compositores e cordelistas de Guaianases). Em seguida, o grupo foi dividido em 4 subgrupos e produziram alguns painéis utilizando colagens para representar o que as letras de músicas e textos tinham a ver com o que eles (as) estam vivenciando no Programa, principalmente das primeiras semanas.

Alguns jovens se prostaram em fazer a atividade, outros nem tanto. Alguns estavam reclamando do calor e principalmente do tempo que foi dado para realizar a atividade (40 minutos). Por fim, todos conseguiram fazer, daquele jeito, mas fizeram.

JOVENS URBANOS CONHECENDO A
CASA DOS MENINOS.

E, pra completar a semana com chave de ouro, realizamos nossa exploração no Bairro mesmo. Fomos todos (as) pra Casa dos Meninos conhecer, primeiramente, a Biblioteca Viva - projeto este elaborado e efetuado por Jovens Urbanos participantes da 3ª Edição do Programa na Região. Por fim, acabamos sendo supreendidos, e acabamos conhecendo uma grande parte do espaço da organização e principalmente tivemos a explicação por uma das coordenadoras da Casa sobra a atuação que ela exerce juntamente com e para a comunidade do bairro. Ao chegar na Casa fomos bem recebidos pelos jovens: Maicon e Liliane - ambos estão com projetos dentro da organização - que nos apresentaram o espaço e também alguns projetos que a Casa oferece.


CONHECENDO ALGUNS PROJETOS DA CASA.

No espaço também estava acontecendo uma exposição com o tema: O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) onde todos os projetos que acontecem na Casa tiveram que realizar trabalhos e realizaram com omaterial uma exposição. Por fim conhecemos a Biblioteca Viva com a presença do Maicon que participou da 3ª Edição do PJU e também da Liliane. Em seguida ele snos contouram suas trajetórias dentro da Casa e disseram o quanto foi importante participar do PJU e de como isso ajudou a ampliação do repertório cultura e social deles com o bairro e também com o Mundo.

EXPOSIÇÃO SOBRE O ECA.

Os jovens fizeram muitas perguntas como: "Porque o nome de Biblioteca Viva?", "Como vocês conseguiram fazer tudo isso?", É muito difícil escrever um Projeto?". Enfim, a maioria foi respondida pelos próprios jovens outras foram encaminhadas para a organização. Por fim fizemos uma avaliação emuitos jovens disseram que: "A cada semana que passa, aprendemos novas coisas e adquirimos mais conhecimento...", outros diseram que: "Nem sabia que, em Guaianases tinham escritores, e grandes escritores."

Esta foi mais uma semana de Jovens Urbanos. E, vamos que vamos pois a cidade não pára!!!



Vander Clementino Guedes.

Educador do PJU-Tarde.
ONG Plugados na Educação.



Nenhum comentário: