Pois é galera, agora sim estamos chegando no final, no final de uma etapa muito bacana desenvolvida juntamente com os/as jovens do PJU desta 5ª Edição.
Realizamos uma Exploração na Matilha Cultural, um espaço que fica região central da cidade de São Paulo, mais especificamente na entre a República e a Consolação, local este que serve de espaço para Exposições e intervenções das Artes Urbanas desenvolvidas em diversos locais.
Nesta exploração visitamos a Exposição: CALIGRAFIA MAU DITA que continha algumas "Folhinhas" de pixadores da região central e metropolitana da cidade de São Paulo que, há mais de 20 anos fazem suas pixações.
FOLDER DA EXPOSIÇÃO.
Com a iniciativa do MANULO e PINGUIM, ambos de uma grife de pixação chamada: OS MUITO LOUCOS com apoio dos também pixadores: Thatha (ZS), Tatei (ZO), Rash (ZN), Taylor e Vagabundo (ZL), Zé (ABC) e Ivan (Centro) fizeram do espaço da Matilha Cultural um espaço de escritas diferentes e com protesto em suas mentes bem diferentes.
Abaixo, seguem algumas fotos deste dia muito bacana.
ALGUNS ESCRITOS.
JOVENS ASSISITINDO AO VÍDEO SOBREPIXAÇÃO.
PIXAÇÃO TAMBÉM VIRA HQ.
DEIXANDO SUA MARCA REGISTRADA NA EXPOSIÇÃO.
Vander Clementino Guedes. Educador do Programa Jovens Urbanos - Turma da Tarde. Organização Social Plugados na Educação.
Estamos quase lá, ainda falta um pouquinho. Quer dizer, ainda falta muita coisa, porém vamos indo do jeito que dá.
Pra deixar registrado no blog e pra que futuras pessoas possam ver, rever e discutir tudo o que fizemos durante 3 Edições do Programa Jovens Urbanos no Lajeado e também no Grajaú, tentamos fazer deste instrumento: o BLOG, um espaço democrático e de livre acesso a opiniões diferentes e até mesmo as parecidas. Seja lá qual for as circunstâncias que isto terá num futuro tão próximo, acredito que fizemos o máximo que podíamos. Pelo menos é isso que o Raimundo e Eu (Vander) achamos deste trabalho desenvolvido que muito nos proporcionou novas aprendizagens e forma de encarar a cidade e os espaços que nela existem...
Neste registro dedico a todos/as os/as jovens que passaram por esta: GRANDE FORMAÇÃO PRA VIDA e também pros/as Profissionais: Coordenadores/as, Educadores/as, Equipe Técnica do CENPEC, Assessores/as que acompanha e estão acompanhando alguns projetos desta 5ª Edição, enfim, são tantas as pessoas que não seria justo descrever os nomes pois correria um grande risco de esquecer de alguma pessoa. Portanto sintam-se todos/as contemplados por tudo que realizamos.
Vander Clementino Guedes. Educador do Programa Jovens Urbanos - Turma da Tarde. Organização Social Plugados na Educação.
Em uma das últimas atividades que realizamos durante o período de Formação com os/as jovens do PJU conhecemos um cara com muita personalidade, dedicação, sincero e articulador cultural na região sul da cidade, bem no extremo mesmo, mais especificamente no Capão Redondo, ele mesmo o nosso mano desde o dia 14 de Julho de 2010, SÉRGIO VAZ.
POETA SÉRGIO VAZ.
É lá, no bar do Zé do Batidão que acontece, todas as quarta-feiras uma grande festa da periferia, pra periferia e na periferia.
Este encontro aconteceu na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em Pinheiros. Contamos novamente com a parceria mais do que forte do Poiesis.
Abaixo segue algumas fotos de encontro Fantástico.
JOVENS ATENTOS NA RODA DE CONVERSA.
"GENTE BONITA, GENTE INTELIGENTE." JOVENS DECLAMANDO SUAS POESIAS.
MUITA POESIA E CONVERSA BOA.
Vander Clementino Guedes. Educador do Programa Jovens Urbanos - Turma da Tarde. Organização Social Plugados na Educação.
Olá a todos e a todas, no último dia 13 de Julho de 2010 aconteceu na ONG Plugados na Educação uma atividade em parceria com a galera doPombas Urbanas. Foi uma tarde muito bacana, o coletivo do Pombas Urbanas realizaram duas apresentações de teatro referente ao "Mundo do Trabalho" e sobre as "Situações do dia-a-dia" de quem mora nas periferias.
Contamos com a presença dos/as jovens das três organizações executoras do PJU: Casa dos Meninos, AVI e do IPJ. Abaixo, segue algumas fotos de dia muito gosto, cheio de alegria e de bastante bate-papo entre os/as jovens e também com o Coletivo.
ARRUMANDO AS COISAS PRA GRANDE FESTA.
ÚLTIMOS PREPARATIVOS.
VAMOS SE EMBORA...
COLETIVO POMBAS URBANAS.
ATÉ DOR DE DENTE TEVE NA PEÇA DE TEATRO.
Vander Clementino Guedes. Educador do Programa Jovens Urbanos - Turma da Tarde. Onganização Social Plugados na Educação.
Olá galera, o texto que segue-se abaixo foi produzido coletivamente pelos/as jovens após a exploração que realizamos ao Museu Lasar Segall, juntamente com a galera do POIESIS.
Como a exploração foi marcante para o grupo, aqui está um produto feito e pensado pelos próprios/as jovens. Espero que vocês curtam.
Plugados na Cidade.
22/06/2010 – 16:05hs.
Todos saíram às 13h30, fomos de ônibus fretado e chegamosàs 15h00. Fizemos algumas atividades, desenhos e foi muito loko.
Bom, primeiramente eu não fui para a exploração. Mas pelo que eu ouvi dos outros jovens que foram, foi ótimo ter ido ao Museu, porque teve um entretenimento entre o grupo.
Ouvi falar que as atividades foram bacana relacionadas ao bairro. O grupo participou e elaborou um ótimo trabalho. Gostei muito de ver e saber sobre as atividades feitas no Museu Lasar Segall.
Foi ótimo para quebrar o gelo e sair da rotina, pois todos vemos Museus como lugares silenciosos e sem animação, mas dessa vez foi diferente, nos divertimos muito lá!
Na verdade o que mais me chamou a atenção foi na parte que eu e o grupo tivemos que apresentar os quadros, pois foi diferente, sei lá, parecia que a gente tinha uma responsabilidade do que estavamos explicando pra galera. Então, pra mim foi um gosto bom.
Acredito que pela primeira vez o grupo todo curtiu a exploração, todos cooperaram, foi uma puta de uma experiência.
Foi uma ótima experiência, pois saimos da rotina e voltamos um pouco no tempo, pois retratamos obras que nos levaram ao passado e vimos o sofrimento de algumas famílias Judias.
Acredito que todos gostaram da exploração no Museu, pois foi diferente e legal refletir sobre seu bairro e suas características, e também passear pela cidade, e da exploração no Museu Lasar Segall.
Foi ótimo, me senti muito à vontade, pois as educadoras foram muito atenciosas e prestativas conosco. A atividade que mais gostei foi fazer a analise dos quadros, e pensar no que esta atividade me mostrou sobre o Lasar Segall.
Foi muito loko ir para essa exploração. Foi muito legal as obras do Lasar Segall, além de estimular a vivência, reflexão e experimentação no campo da arte.
No Lasar Segall foi uma única experiência, pois aprendemos várias coisas sobre os quadros e poemas de Lasar Segall. Quem não foi perdeu!
Amei, por ter falado sobre o meu bairro!
Pela primeira vez gostei de uma exploração no museu Lasar Segall.
Foi muito legal, pois a gente foi de ônibus e as pessoas que estavam lá também são legais, e aprendemos à se comportar em grupos em outro lugar.
A exploração que fizemos ao Museu Lasar Segall fez muito bem para o grupo dos/as Jovens Urbanos...Foi muito intenso aquela tarde, pois fizemos dela o “nosso dia”, o “nosso encontro”. O que mais me chamou a atenção foi poder conhecer a vida do pintor escultor Lasar Segall e ter relacionado algumas de suas obras com a nossa realidade, com o que vivemos diariamente. “O mundo é diferente da ponte pra cá...”
E é isso que pude perceber neste dia, pois, “A realidade incomoda porque ela é nua e crua”. E podemos fazer a a diferença, pois se: “A cidade não páda, a cidade só cresce...”E quem faz ela crescer e evoluir somos todos/as nós, então é mais do que nosso dever fazer daquilo que gostamos se tornar prazeroso para outras pessoas.
DANIEL, DANILO, BIANCA, MAURÍCIO, KLEBER, CARLOS HENRIQUE, NOEMI, MELQUESEDEQUE, WARLEY, WESLEY, DIEGO, DANILO MOURA, LUANA E CHE (EDUCADOR VANDER).
Olá galera, estamos chegando ao final das nossas atividades e não podíamos deixar de fora o Programa: Manos e Minas pra participar da platéia e ver como é a gravação de um programa de TV.Realizamos esta atividade com as duas turmas dos Jovens Urbanos, juntamente com alguns jovens de outros projetos que tivemos na ONG Plugados na Educação.
Conseguimos agendar pro dia 05 de Julho a nossa participação da gravação do Programa. A única coisa que não imaginávamos que iria acontecer foi o atrasado pra participarmos da gravação do programa. Estava marcado pra começar as 16:00hs, e infelizmente teve um atraso de 2 horas e meia, sendo assim entramos no estúdio às 18:45 hs. Mesmo assim foi bacana, mas não como esperávamos.
A galera participou, curtiu e foi um momento muito legal pra galera. Abaixo segue apenas algumas fotos deste dia, pra verem mais acessem o nossoPicasa Web.
NO CORREDOR DA ESPERANÇA, KKKKK.
É NÓIS FAZENDO GRAÇA, PRA PASSAR MAISRÁPIDO A HORA.
ACIMA: MONICA E CARLA.E ABAIXO: RAIMUNDO E VANDER.
AGORA, VAMO QUE VAMO.........
POSE PROS FLESHES, KKKKKKKK.
DO LADO ESQUERDO DA PLATÉIA, AEEEEEE.
VISÃO QUASE GERAL DA PALCO.
APRESENTADOR: MAX B.O.
E foi assim a nossa exploração e participação do programa Manos e Minas.
Vander Clementino Guedes. Educador da Turma da Tarde.
"Com certeza, esta foi uma das explorações mais da hora que fizemos".Kleber.
Pois é galera, com certeza mesmo esta exploração foi muito importante e marcante pro grupo. No mês de Junho fomos explorar o Museu do pintor LasarSegall, na zona sul de São Paulo. Fomos recebidos pelas meninas do Museu e também pelo Raphael do POIESIS. Pra deixar registrado, fomos bem recebidos por todos/as no espaço.
Agora vamos aos fatos.
No início da exploração, alguns jovens ficaram pensando: "O que estou fazendo aqui?"e, logo em seguida veio a resposta: "Conhecer o diferente". E foi exatamente o que fizemos naquela tarde. No começo fizemos uma apresentação bem bacana onde todos/as puderam se conhecer e depois fomos apresentados ao espaço com a orientação e acompanhamento das educadoras do Museu com a proposta de realizar atividades dentro do Museu. Foi muito bacana e intenso. Em seguida conhecemos o Ateliê do Museu onde ocorrem oficinas de arte, xilogravura e outras coisas. Realizamos no espaço uma atividade com a Diana; que também trabalha no POIESIS, onde relatamos através de poesias e pintura o espaço em que vivemos: Periferia, e como relacionamos com o CENTRO.
Abaixo segue algumas fotos deste grande e intenso encontro.
JOVENS URBANOS SE APRESENTANDO.
MAIS UMA FOTO DA NOSSA APRESENTAÇÃO.
"CHEGOU A NOSSA VEZ, DE CRIAR E REPRESENTARA NOSSA QUEBRADA".
EM AÇÃO.
PENSAR E REFLETIR.
OBRA DA Mª RUTI. ESSA EU CURTI, E MUITO.
EIS A NOSSA AVALIAÇÃO DA TARDE.
MUITAS PALMAS, PRA NÓS MESMO/AS.
Gostaria de agradecer a todo o apoio, recepção, respeito e acompanhamento que tivemos nesta exploração Ela foi, realmente uma das melhores explorações que já realizamos. Estão de Parabéns, meu muito obrigado. Logo mais nos veremos novamente!
VanderClementino Guedes. Educador da Turma da Tarde.
É isso ai galera, após a Exploração que fizemos ao MAM (Museu de Arte Moderna) demos 1 semana para os jovens pensarem nas propostas de projetos a serem desenvolvidos futuramente. Na semana seguinte, decidimos realizar uma exploração diferente, fomos ao Parque da Juventude.
A intenção era pra conhecermos o espaço, se divertir e descontrair um pouco a atenção que estávamos vivendo pra Escrever os Projetos.Muitos jovens não foram pro parque por conta de outros compromissos, mas os/as que foram curtiram e acharam: "Um espaço muito grande, mas com pouco coisa pra fazer...".
De fato, esta foi uma observação de grande parte do grupo, mas mesmo assim pudemos usufluir do Espaço, que antes era uma PRISÃO.
Abaixo, segue algumas fotos deste dia que estava muito FRIO.
JOVENS URBANOS ASSINANDO A LISTA E OBSERVANDO O PARQUE DA JUVENTUDE.
SÓ NO BASQUETE...
"...A GENTE QUER COMIDA, DIVERSÃO E ARTE."
JUVENTUDE UNIDA NO PARQUE DA JUVENTUDE.
Vander Clementino Guedes. Educador da Turma da Tarde.