sexta-feira, 23 de julho de 2010

EXPLORAÇÃO NO MAM- TARDE.

Pois é galera, quem disse que a turma da tarde não conseguiria ir ao MAM??? Nós fomos e foi bem legal.
EM FRENTE AO MAM E DO GRAFFITI DOS OS'GEMEOS.

Como o CENPEC já tinha organizado a exploração com algumas turmas do J.U. (Jovens Urbanos), nós da Plugados na Educação ficamos com "ciumes" da galera, rsrsrsrsrsrsrsrsrs... resolvemos então entrar em contato com o MAM pra realizar uma Exploração no espaço sem pagar nada, ainda bem que conseguimos. É óbvio que com a Parceria do MAM, do CENPEC com o PJU facilitou muitas coisas, mas isso não vem ao acaso.

CONVERSANDO COM A EDUCADORA DO MAM.

Sobre a Exploração foi muito bacana, antes de irmos pro MAM conversamos um pouco sobre a NOSSA CIDADE; a cidade que vemos (OLHAR), vivemos (ACONTECE...) e a cidade que queremos (FUTURO). De imediato a galera falou que gostaria que a cidade fosse mais "conservada, cuidada e respeita por todos/as nós.", no momento em que vivemos na cidade, alguns jovens falaram sobre a violência, o descaso público, a política e principalmente a violência policial nas periferias. Como a Exposição do MAM falava direta ou indiretamente sobre o assunto: "A CIDADE DO HOMEM NU" relacionamos com o que vivemos no nosso dia a dia e observamos como o arquiteto e autor da exposição: Flávio de Resende Carvalho dialoga, através da arte, as suas experiências, vontades, medos, sonhos de uma cidade pensada pro futuro.

Nossa exploração foi monitorada por uma das educadoras do MAM que agora não me recordo do nome. A educadora pediu para os jovens observarem as obras e relacioná-las com algumas tarjetas que foram entregues para 5 grupos. Cada tarjeta continha uma palavra chave pra trabalhar em cima das obras expostas, este momento foi complicado pois alguns grupos se recusaram em fazer a atividade alegando o cansaço e também o tempo. Mesmo assim alguns grupos fizeram a atividade e outros não.

Depois de fazermos este trabalho de reconhecimento da exposição com a nossa realidade, realizamos outra atividade agora pra exercer a "nossa criatividade futurista". A educadora nos convido pra fazer uma espécie de: Estampa do Futuro. Cada grupo tinha que desenvolver um desenho pra ser estampado em um vestido de noiva, neste momento foram feitas coisas bem interessantes...

GRUPO 1 DESENHANDO A ROUPA DO FUTURO.

GRUPO 2 RABISCANDO A MODA DO FUTURO.

OUTRO GRUPO CRIANDO A ROUPA ULTRA MODERNA.

A JOVEM BIANCA, A MODELO DO FUTURO!!!


E assim foi a nossa Exploração ao MAM: divertida, alegre, cansativa, complicada mas muito interessante.


Vander Clementino Guedes.
Educador da Turma da Tarde dos Jovens Urbanos.
ONG Plugados na Educação.

Nenhum comentário: