quinta-feira, 22 de julho de 2010

Ainda no mês de Maio. Turma da Tarde.

No dia 20 de maio, a turma dos J.U. da Casa dos Meninos nos fizeram uma visita bem bacana em nossa ONG.

Dentro da atividade que eu (Vander) e o Fernando (Casa dos Meninos) montamos, pensamos bastante pra realizar um encontro marcante com um toque especial pras duas turmas, já que ambas não se conheciam.

NO INÍCIO DO ENCONTRO.

De início, pedimos para os jovens se apresentarem falando seus nomes e a idade. Após esta rápida apresentação pedimos para os jovens amarrarem seus cadarços formando assim duplas. Este foi um momento bem bacana, pois misturamos bastante pra não haver as fomasas "Panelinhas".

DE PÉS AMARRADOS...

Após amarrar os cadarços e sandalhas dos/as jovens, pedimos pra que todos/as se levantassem e ficassem de frente em suas duplas, apenas um grupo ficou com três jovens. Eles/as fecharam os olhos e começamos a fazer algumas perguntas:
  • Qual foi o gosto amargo durante todo o programa?
  • Qual lembrança você tem de um momento complicado que viveu com o grupo?
  • Você sentiu medo? Como você superou este problema?
E assim foram surgindo as perguntas, no mesmo instante eu e o Fernando íamos passando na boca dos jovens uma pitada de sal, pra representar um gosto AMARGO. Depois deste momento "DEPRÊ", pedimos para os jovens escreverem nas tarjetas frases que representasse as suas dificuldade.

Ao término da escrita, conversamos com os/as jovens sobre o que eles/as sentiram em estar amarrados com pessoas "diferentes", se tiveram dificuldades e quais foram, dentre as respostas eles falaram:

"O mais complicado foi ficar amarrado e ter que andar...",
"Nossa, muito estranho ficar amarrado comquem a gente não conhece.",

"Pra mim fez diferença não, eu já conhecia a pessoa com quem estava amarrado mesmo, rsrsrsrsrs".

Em seguida tomamos um café compartilhado com suco de maracujá e bolachinhas. Com a frase já escritas, entregamos pra galera bexigas coloridas onde a proposta era pra colocar as frases dentro das bexigas e enchê-las.

ENCHENDO AS BEXIGAS.

Depois de enchidas as bexigas, estava na hora de jogar pro ar ao som de "COMIDA" da banda de rock Titãs.

"ESSA É A HORA MAIS FELIZ."

Após jogar as bexigas pro ar os/as jovens estouraram e pegaram os papéis que estava dentro. Em seguida sentamos e cada jovem começou a falar sobre a dificuldade que estava escrito e perguntamos pra eles/as:
  • Você acha este gosto amargo Ruim?
  • Como você poderia mudar este gosto então?
A respostas foram bem bacanas como:

"Pra mim, o gosto amargo descrito aqui tipo: Ahhh, não tive a bolsa... Bom, pra mim não é tão amargo pois se a pessoa não recebeu a bolsa é por que ela deve ter faltado",
"Este amargo é complicado, tipo: Ir pra algum lugar que não gosto, mas, pra minha pessoa, é importante conhecermos o desconhecido e depois criticar" e assim foi indo a discussão.


Com o avançar do tempo a conversa fluiu tanto que nem demos conta dele. Mas, antes de terminar o encontro entregamos para cada jovem um BOMBOM pra simbolizar que nem tudo é tão amargo assim, e que às vezes é preciso sentir este gosto meio que "AMARGO" pra darmos mais valor e significado pras nossas ações e depois saborear o gosto bom, o gosto doce da vida.

Uma coisa que nos deixou bem empolgados foi a fala de um jovem da Casa dos Meninos que disse o seguinte:

"Deveríamos ter mais tempo pra realizar encontros como estes. Pude perceber que muitas coisas nós fazemos praticamente igualzinhas, só muda o educador rsrsrsrsrsrs... E a troca de experiências pra nós é muito bom, muito loko."

É isso, abracios, fui.

PROGRAMA JOVENS URBANOS:
CASA DOS MENINOS E PLUGADOS NA EDUCAÇÃO.



Vander Clementino Guedes.
Educador da Turma da Tarde dos Jovens Urbanos.
ONG Plugados na Educação.

Nenhum comentário: