segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Jovens Urbanos 1ª Semana

No dia 16-09-2008 deu-se início a mais um Programa Jovens Urbanos na região Lajeado-SP (zona leste) e também no Grajaú-SP (zona sul) com 480 jovens que foram sorteados para participar da 4ªEdição do programa na cidade de São Paulo.

A ONG "Plugados na Educação" foi pela segunda vez convidada para trabalhar junto com outras 3 ONGs da região (Casa dos Meninos, AVB e o IPJ) a desenvolver o programa, que tem como objetivo aumentar o repertório cultural da galera que mora na região do Lajeado e também incentivar os(as) jovens a desenvolverem projetos em suas comunidades.

Cada ONG ficou com 60 jovens e eles foram divididos em duas turmas - manhã e tarde - cada período com 30 jovens. Esta turma acima na foto são os(as) jovens que participam do prgrama no período da tarde com o educador: Vander.

Na primeira semana do programa falamos um pouco mais sobre o Programa Jovens Urbanos, tirando algumas dúvidas e questões dos(as) jovens, construímos juntos o combinado do grupo e fizemos algumas atividades para despertar o OLHAR dos(as) jovens na comunidade onde moram.

Utilizamos o texto do Otto Lara Resende:
"Se eu morrer, morre comigo um certo modo de ver, disse o poeta. Um poeta é só isso: um certo modo de ver. O diabo é que, de tanto ver, a gente banaliza o olhar. Vê não vendo. Experimente ver pela primeira vez o que você vê todo dia, sem ver. Parece fácil, mas não é. O que nos cerca, o que nos é familiar, já não desperta curiosidade. O campo visual da nossa rotina é como um vazio. (...) Mas há sempre o que ver. Gente, coisas, bichos. E vemos? Não, não vemos. (...)Nossos olhos se gastam no dia a dia, opacos. É por aí que se instala no coração o monstro da indeferença." e foi muito bom, todos(as) gostaram do poema... No terceiro dia 18-09-2008, na quinta-feira fizemos a nossa primeira exploração no bairro, andamos pelos locais onde os(as) jovens colocaram como importantes: o Escadão, o Mercado Municipal de Guaianases e a passarela. Após a exploração fizemos uma discussão na rua em relação ao "novo olhar" que temos que exigir de nós mesmos(as) para mudarmos alguma coisa.

Nesta mesma semana apresentamos o Diário de Bordo para os(as) jovens, muitos(as) ficaram assustados(as) com a idéia de registrar os encontros em um caderno e depois ler para os demais, mas não tivemos grandes problemas não... Esta foi a nossa primeira semana de trabalho e de algumas reflexões com os(as) jovens em relação a proposta do Programa Jovens Urbanos.

"E foi isso aqui, espero que aqui todos tenham união, que não role brigas, desigualdades, que não role rivalidade...Espero que se torne tudo de bom pra nóis.(...) Seja você mesmo, mano e mina, lutando sempre pela pessoa que você quer ser, mostrando as pessoas quem você é de verdade...".

Luiz Paulo, 17 anos - Tarde.

Ass: Vander Clementino Guedes - educador da tarde.



Um comentário:

jovensurbanosipj disse...

È isso ae galera!
Parabéns pelo blog!
Muito bom!!!!!!
Força Sempre!!!

Vandei
Educador - PJU - IPJ