Abaixo, segue um dos últimos registros dos Jovens Urbanos realizado na última semana de formação pedagógica.
Foi um momento de muita dor, lembranças adversas, risos, choros, alegrias e tristezas, mas também de um dever quase cumprido, isso mesmo, quase cumprido porque a nossa corrente jamais de desmanchará e ainda há muita coisa pra se fazer, realizar, planejar, dialogar e principalmente VIVER nesta coisa redonda que chmamos de MUNDO.
Agora começará os Projetos dos Jovens, cada um com suas ideias, propostas de intervirem na vida de outras pessoas utilizando algumas ferramentas como: Videos, Revistas, Fotografias, Atividades Culturais (Saraus, Intervenção Urbana), Blogs, enfim uma infinidade de linguagens que este Programa chamado: Jovens Urbanos possibilitou para os/as jovens de Lajeado - Zona Leste - e do Grajaú - Zona Sul - com a participação dos/as técnicos/as do CENPEC, Assessores/as, Coordenadores/as dos ONG'S, Educadores/as e é claro de todos/as os/as jovens que compuseram esta 5ª Edição do Programa Jovens Urbanos.
Leiam, se emocionem, ou simplemente, DESCREVAM O QUE FOI TODO ESTE PROCESSO DE FORMAÇÃO, ATUAÇÃO E PROGRAMAÇÃO COM OS/AS JOVENS.
Abracios, fui.
____________________________________________________________________________________
EXPERIÊNCIA ÚNICA.
Bom, já no 1º encontro eu me dei conta de que o PJU seria algo de diferente, que mudaria algo em mim, só que não sabia o que.
Conhecer pessoas novas, explorar lugares que jamais imaginei que poderia estar, e o melhor: tudo "na faixa". Ter passado por experiências durante estes 10 meses valeu a pena, tanto as experiências boas quanto as ruins.
Sei que, quando tudo isso acabar, levarei amigos para sempre no meu coração. E você "Che", ao meu ver, é como um irmão mais velho que dá broncas nas horas certas, faz brincadeiras nas horas certas, e o melhor de tudo: é sempre o nosso Amigo.
Wesley.
____________________________________________________________________________________
MEMORIAL DOS JOVENS URBANOS.
Dez meses, dez dias ou até mesmo dez minutos.
Pode ser pouco tempo ao se comparar com tantos momentos que passamos juntos. Vai ficar na memória, vai ficar registrado nas vidas de cada um; desde os momentos bons, ou significativos até aos momentos ruins, ou insignificantes.
Todos nós sabemos que para chegar até aqui, onde chegamos em meio à preguiças, mentiras (para não comparecer aos encontros), doença, problemas pessoais e até mesmo pensar em desistir do Programa; não foi fácil, não foi fácil driblas e ultrapassar essas dificuldades que bateram na porta do nosso psicológico.
Mas conseguimos. Conseguimos ultrapassar estas e outras barreiras que, por motivos maiores fizeram que outros Jovens desistissem do Programa.
Nós somos vitoriosos e fortes, por termos conseguidos alcançar o nosso principal objetivo.
Meus Pensamentos: Não chore ao ver momentos felizes acabarem, mais sorria porque eles existiram.
Noemi.
____________________________________________________________________________________
SÃO PAULO, 04 DE AGOSTO DE 2010.
CHE,
lhe escrevo devagar porque sei que você não consegue ler rápido. De cara já falo, o PJU mudou completamente a minha vida, quem já me conhecia antes do Programa percebeu o quanto cresci. Antigamente, eu só sabia parar, sentar e reclamar. Mas hoje eu penso apenas em AGIR.
O PJU foi foda e eu levarei isso por toda a minha vida, e como nada é por acaso, agradeço ao destino por tudo.
E falando um pouco de você, você é ZICA, você tem este estilo locão de ser e você consegue fazer com que todas as pessoas ao sue redor te admirem muito.
Não tenho nem palavras para descrever toda essa experiência, mas pra mim valeu muito a pena.
Um grande abraço de seu amigo, Warley.
Warley.
____________________________________________________________________________________
MAIS QUE UM AMIGO, UM COMPANHEIRO.
Che, aqui na ONG aprendi muitas coisas com você e com o grupo, só que aprendi mais com você, que me ensinou a ter a cabeça mais aberta e a criticar o que eu ver que não está certo.
Você deu muitas "broncas" com o passar do tempo, mais estas broncas serviram de alguma coisa futuramente, porque sei que tudo o que você nos disse é realmente o que acontece, na verdade posso te falar que valeu muito a pena ter conhecido você, o cara que xinga, brinca, discute, chatinho mais que esteve sempre disposto a nos ajudar em qualquer ocasião.
Você é o tipo de cara que faz jus ao apelido que tem, você sem mostra que a gíria: "CHE" significa amigo e companheiro, porque nesses 10 meses é o que você foi pra mim, um Amigo e Companheiro, e vai ser sempre isso que irei pensar de você.
Futuramente, quando você tiver seus filhos ensine tudo o que ensinou a nós pra eles/as, que eles/as cresceram com ótimas pessoas e com um pai que é do tipo muito firmeza.
Abraços, e valeu pelas broncas!!!!!!!!!!!!!
Danilo.
_____________________________________________________________________________________
QUE PENA, O TEMPO PASSOU...
Entre choros, entre risos.
Vamos explorar em lugares.
Que matou saudades.
Já brincamos e discutimos
Por coisas ruins.
Mas estamos, hoje aqui
Pra se despedir.
Foi bom enquanto durou.
Que pena, o tempo passou...
Mas aprendemos uns
Com os outros.
A estar em UNIÃO.
Wallace.
____________________________________________________________________________________
NUNCA UM FINAL, SEMPRE UM NOVO COMEÇO.
Bom, como toda "família" tivemos brigas, discussões. Mas também muitos risos, a maior parte do tempo que vivemos ou convivemos juntos foram de momentos marcantes e sem dúvidas inesquecíveis.
Não quero jamais pensar que esse é o fim, porque o fim é sempre muito triste. Quero pensar em tudo que vivi e ver que isso só me ajudou e me preparou para um "novo começo".
Falar de todos no "presente" é muito fácil, difícil vai ser lembrar de todos no passado, lembra que tudo aquilo que não aproveitamos ou vice-versa, e saber que o tempo não voltará nunca mais.
Bom, vou falar um pouco das pessoas marcantes que eu levarei pra sempre no meu coração:
- Adriana: Ela, sempre marrudona mais de longe se percebe que tem um bom coração;
- Bianca: Nunca fomos muito amigas, mas ela é jeito especial;
- Buchecha (Maurício): Ele tem um sorriso lindo e muito confiante no próximo. Não sei se isso faz ele bem ou mal, mas sei que assim ele vive feliz e é isso que importa;
- Kleber: É zica, é uma pessoa com coração muito grande, sem falar que ele é muito protetor;
- Eduardo (DÚ): Ele fez a diferença em minha vida, mais que uma amigo foi um Amor que eu quero levar pro resto da minha vida;
- Noemi: Com seu jeitinho meigo, chegou e mostrou que as aparências enganam e muito. Ela se revelou ser uma mulher de pulso firme e com suas opiniões;
- Daniela e Luana: Elas são sem comparações, adorei conviver com vocês;
- Phelipe e Daniel: Eles são muito doidos, eles são sempre o centro das atenções, só eles me faz dar risada sozinha quando lembra da frase: - Vai ter que chupar tudo direitinho... Eu dou muita risada, rsrsrsrsrsrsrs. Eles são e serão sempre muito marcantes na minha vida;
-Danilos, Wesley's, Warley, Wender, Wellington's, Carlos e Rato (Diego) a convivência com todos foi muito bacana.
Agora vamos falar um pouco de Che, mas só um pouco tá. Ele não gosta de ser chamado de professor, mais ele foi um professor na minha vida. Me ensinou que nem tudo é fácil, mas se corrermos atrás chegaremos no nosso objetivo. Me ensinou que em tudo na nossa vida tem tempo, hora e lugar. Me ensinou a Amar ou apenas respeitar pessoas com opiniões diferentes da minha, ensinou que nem tudo é do jeito ou do modo que queremos, mas também nos ensinou que nada é impossível.
Pois bem falei de todos e de todas as pessoas marcantes na minha vida, e não poderia de deixar de falar sobre o que foi mais importante pra mim, com certeza, com toda esta bagagem, hoje posso escrever que tudo isso me preparou para fazer a mudança no MUNDÃO AI FORA.
Agradeço a Deus todos os momentos e tudo que me proporcionou com os Jovens Urbanos. E, só quero lembrar que passei por aqui e espero que minha presença tenha sido tão marcante para vocês como a de todos/as foi pra mim.
Maria Rute.
____________________________________________________________________________________
"ESSA CORRENTE AQUI NINGUÉM QUEBRARÁ..."
CHE.
VANDER.
2010.