segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

TURMA DA MANHÃ - 7ªSEMANA

VISITA TÉCNICA - AUTO-RETRATO


Mantivemos a discussão sobre arte e propusemos uma atividade ousada: fazer instalações baseadas na vida de artistas. A atividade foi parcialmente satisfatória. Três (de seis grupos) alcançaram as três etapas (escolha do artista, pesquisa e confecção da instalação). Rolaram instalações sobre Bob Marley, Belo e Mestre Pastinha.


Os demais tiveram dificuldade na última etapa. Na nossa avaliação, o fato dos grupos serem compostos por mais de quatro pessoas tem colaborado para essa “inércia” em alguns momentos.


O auto-retrato, inspirado na obra de Frida Khalo, no entanto, foi uma atividade muito bem sucedida e sobre a qual o grupo dedicou-se e se divertiu. Na quinta-feira, a semana foi fechada com a visita técnica da Luciana.


FRIDA INSPIRANDO OS JOVENS.


TURMA DA TARDE - 6ª SEMANA.

EXPOSIÇÃO VERTIGEM- OS GÊMEOS/SARAU NA CORA CORALINA.


Olá galera, nesta 6ª semana adentramos um pouco mais na discussão sobre o que é Arte para os Jovens Urbanos, e nada mais interessante retratarmos nesta discussão a Arte que é feita, realizada ou simplesmente posta nas ruas da cidade. Então, decidimos explorar uma exposição que mostra bem esta diferenciação de Arte produzida nos museus e aquilo que é feito nas ruas, neste caso o Graffiti. O Graffiti é uma linguagem muito pertinente na vida e na realidade da juventude, por este motivo decidimos entrar por este caminho pra descubrir as vertentes e diferenças que existem neste campo de atuação artística.

A exposição Vertigem, que esteve exposta até o dia 13 de dezembro na FAAP foi explorada pelos Jovens Urbanos, alguns jovens nunca tinham ouvido falar dos Gêmeos, outros já viram nas ruas suas obras bem diversificadas e de caracteristicas próprias dos irmão: Gustavo e Otávio. Agora, falando sobre a exposição, chamada de VERTIGEM, muitos jovens acharam um máximo a criação e ousadia dos irmãos: "Nossa Che, achei muito lindo o carro que eles fizeram" Jennifer, outros nem acreditavam que eram eles mesmos que faziam estes trabalhos nas ruas.

JOVENS URBANOS INDO PRA EXPOSIÇÃO.

Como toda exploração os jovens percebem algumas coisas extranhas, nesta eles acharam "mancada" não poder tirar fotografias, mas, mesmo assim não se intimidaram em explorar e perguntar: "Que tipos de materias são utilizados pra fazer uma exposição? Que objetivo se quer chegar com isto?" Pois, estas perguntas foram norteadoras para a utilização do óculos. A volta dos jovens foi super positiva, alguns ficaram cansados por andar bastante.


SARAU NA BIBLIOTECA CORA CORALINA.

Nesta semana, os Jovens Urbanos se encontraram na Biblioteca Municipal Cora Coralina para participar do Sarau organizado pelo GT de Cultura do IPJ e também pelo Movimento de Cultura d@s Guaianás. Este evento ocorreu na 1ª Semana de Arte Maloqueira e teve um efeito positivo, tanto na Biblioteca quanto na Comunidade.

No evento estavam também os Jovens Urbanos do IPJ, da turma da tarde. Esta foi a primeira vez que nos encontramos com outra turma de outra organização, mas, mesmo assim não tivemos nenhum problema. As fotos ficaram incríveis, e as rolaram muito bem.




TURMA DA MANHÃ - 6ª SEMANA

EXPOSIÇÃO DOS GÊMEOS - VERTIGEM

Começamos a semana já explorando a cidade. Foi a primeira vez que saímos para um local diferente do Centro Velho, mas a importância do olhar sobre o caminho ainda não funcionou bem nesta ocasião. Na FAAP, uma surpresa: os próprios Gêmeos estavam lá.


O que foi empolgante no começo virou decepção para alguns jovens, pois eles não nos deram muita atenção...mas a exposição encantou a todos. Douglas ficou maluco com um painel que mostrava uma menina de rua; Luciana disse que a casinha feita em um canto do salão tinha tudo a ver com São Paulo; e todo mundo viajou na caixa de espelhos, que é o que mais há de vertiginoso no espaço.

Outra reclamação da turma foi o fato de não podermos fotografar. Aproveitei para relembrar a questão que tanto deixa caraminholas na cabeça deles: “Mas aquilo é um espaço público ou privado?”...


Completamos a reflexão com uma discussão sobre “O que é arte”, e montamos um painel de pontos de arte no bairro(que não saiu tão legal quanto esperávamos). Durante essa semana, tivemos a realização da Oficina de Planejamento, coordenada pela Cris da AVIB.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

TURMA DA MANHÃ - QUINTA SEMANA BIBLIOTECA CORA CORALINA - MUSEU DA LÍNGUA


Nesta semana, mantendo a pergunta norteadora “O que a cidade oferece pra você se alimentar?”, fizemos uma dupla exploração. Primeiro, levamos a turma para conhecer uma biblioteca pública do bairro, aonde fomos muito bem recebidos pela equipe e conhecemos um pouquinho da história de Cora Coralina. Conversamos sobre o espaço, o acesso aos livros e sobre as propostas de formação de público que está rolando.

Na quarta-feira, fizemos uma atividade inspirada na Praça das Palavras, que eles veriam no dia seguinte. Cada um presenteou um colega do grupo com frases de autores de nossa língua que estavam espalhadas pelo salão.


Na quinta-feira, fomos ao Museu da Língua Portuguesa. Eduardo, do Poiesis(instituto que nos cedeu os ingressos ao Museu), nos levou à exposição sobre Cora e aos demais setores(não foi uma monitoria, ele apenas nos acompanhou). Os educandos também adoraram as salas interativas, como a mesa na qual se formam palavras com toques na tela, mas somente alguns viram a parte dedicada ao Ano da França no Brasil.

ROBERTO FAZENDO POSE NO MLP.


LEIDIANE E NATÁLIA NA EXPOSIÇÃO SOBRE CORA CORALINA.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

ARTIGO CAJU

Esse é um texto muito bom sobre Comunicação e Direitos Humanos produzido pela CAJU.